A multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, Oracle Corporation, informou através de um estudo realizado que os consumidores querem ter acesso de forma rápida e simples a toda informação que existe sobre um determinado produto. Também foi apurado no estudo que mais de dois terços dos clientes recorrem ao celular para efetuar pesquisas antes de comprar.
Os QR Codes, conseguem conter uma variedade maior de dados e podem ajudar as empresas atender ao consumidor que quer cada vez mais informações sobre seus produtos e serviços.
Empresas de logística, por exemplo, já utilizam QR Codes desde 1994, com o objetivo de melhorar a celeridade das entregas. Afinal, ele pode carregar uma quantidade de informação muito maior do que o código de barras. Além disso, é de fácil acesso – qualquer empresa ou pessoa pode criar um e imprimi-lo.
O que é o QR Code?
Antes de saber como usar o QR Code, vamos ver o que ele é? O Código QR vem da palavra em inglês Quick Response, é um gráfico 2D, que parece uma caixa preta com várias outras caixinhas dentro. Nela contém todos os dados que são pré-estabelecidos, sejam eles números de telefone, SMS, textos ou até mesmo site. Ele pode ser facilmente escaneado por aparelhos que tenham câmeras, principalmente celulares.
Como usar o QR Code para minha empresa?
Diversas empresas brasileiras têm trabalhado com o desenvolvimento de QR Code, como Magazine Luiza e Mercado Livre. O iFood, por exemplo, tem usado a ferramenta para ampliar sua parceria com os restaurantes. Com o projeto, a empresa zera a taxa cobrada por bandeiras de máquinas de cartão e não cobra mensalidade. Assim, quem vai ao restaurante, pode pagar a conta com a câmera do celular usando o aplicativo de entregas.
O QR Code pode ser usado para guiar o consumidor para um site ou até mesmo endereço e que o ajudará a te encontrar e conhecer mais sobre o seu trabalho.
O consumidor moderno não quer apenas comprar, ele quer entender tudo sobre o produto e, a partir das informações obtidas, determinar se aquele é ou não adequado às suas necessidades. As empresas que estão sempre atentas a evolução do mercado conseguem melhorar seu desempenho, conquistar mais clientes e manter aqueles que já fazem parte de sua história.
O consumidor é um disseminador, um compartilhador assíduo e instantâneo das informações sobre rastreabilidade e garantia de origem dos produtos. Uma experiência virtual alinhada com as ferramentas de gestão que certamente auxiliam as estratégias de vendas, marketing, qualidade e inclusive pós-vendas das organizações.
E claro, como qualquer estratégia de marketing e vendas, é de extrema importância monitorar e mensurar os resultados obtidos a partir do QR Code.