Nos últimos anos, com os avanços da tecnologia, houve também um aumento no número de casos de crimes cibernéticos e de vazamento de dados.
Um exemplo disso foi o vazamento de mais de 540 milhões de dados de usuários do Facebook, através do servidor em nuvem da Amazon. E este é apenas um dos inúmeros casos de vazamentos, que deixaram milhões de pessoas expostas e impactou negativamente a empresa.
Independente do tamanho da sua empresa, preservar os dados dos clientes é fundamental. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre quais os principais recursos podem ser adotados pela sua empresa a fim de manter as informações dos seus clientes seguras.
LEI DA PROTEÇÃO DE DADOS. O QUE DIZ?
Entrou em vigor aqui no Brasil a Lei de Proteção de Dados (LGPD) com o intuito de proteger os dados pessoais da população, e assim, garantir maior segurança e privacidade das informações que são coletadas das pessoas.
De forma resumida, a lei prevê diferentes formas lícitas de capturar dados dos clientes, e as medidas que as empresas devem adotar a fim de manter os dados dos clientes seguros.
Caso a empresa cometa infrações e deixe cumprir com as regras estabelecidas na lei, ou seja, não proteja os dados dos clientes de forma devida, poderá receber uma multa que varia de 2% do faturamento da empresa até R$50 milhões, além de outros tipos de sanções impostas pelo Governo Federal.
QUAIS AS PRINCIPAIS FORMAS DE PROTEGER OS DADOS DOS CLIENTES?
Para evitar problemas com o vazamento de dados dos seus clientes e, além disso, evitar também problemas para o seu negócio, existem boas práticas que sua empresa pode começar a adotar. Confira algumas dicas:
- Política de proteção e segurança de dados de forma clara e objetiva para garantir a compreensão do cliente no momento em que lhe for fornecer os dados para sua empresa;
- É importante que além dos gestores, os colaboradores também tenham se atentem aos princípios básicos da Lei de Proteção de dados a fim de evitar possíveis infrações;
- Faça backups regularmente a fim de evitar a perda de dados dos clientes. Uma alternativa é manter as cópias de dados armazenados em locais seguros na nuvem, e ainda, utilizar sistemas de firewalls para evitar a invasão do sistema;
- Outra maneira de garantir a segurança dos dados dos clientes, em especial quando os dados coletados são ainda mais sigilosos, como dados bancários, informações de cartões de crédito entre outros, é implementar um sistema de criptografia. Este sistema permite que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações recebidas e enviadas.
POR QUE É IMPORTANTE INVESTIR NA PROTEÇÃO DE DADOS DOS CLIENTES?
Quando o assunto são os dados pessoais e sigilosos dos clientes, manter as informações protegidas é de fundamental importância, a fim de evitar o pagamento de multas e sanções, como já mencionamos aqui no artigo.
De forma direta, acaba se tornando muito mais barato investir em sistemas que garantem a proteção dos clientes, do que fazer o pagamento de multas, não é verdade?
Mas além disso, o investimento em proteção de dados garante maior idoneidade da sua empresa e consecutivamente passa maior segurança aos clientes na hora de repassar as suas informações pessoais à empresa.
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