Como melhorar o posicionamento do seu site com técnicas de SEO
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

Se posicionar entre os primeiros nos mecanismos de busca é o grande desejo das empresas. Afinal essa é uma maneira bastante eficaz de gerar resultados para um negócio de forma orgânica – ou seja, não paga.
No entanto, existem algumas técnicas que precisam ser executadas para que seu site, e-commerce ou até mesmo seu blog possa estar mais bem posicionado.
Nesse sentido, selecionamos nesse artigo as principais técnicas e maneiras de estar entre os primeiros nos resultados do Google. Não deixe de acompanhar essa leitura para saber mais!
Veja também: O que é Inbound Marketing e como ele pode te ajudar a vender mais.

» VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE SEO?

SearchEngineOptimization (SEO), também é conhecido como Otimização para os mecanismos de busca. É caracterizado pelo conjunto de estratégias e também de técnicas realizadas com o objetivo de posicionar melhor um site nas pesquisas gratuitas.
Na prática isso quer dizer que se sua empresa desenvolve técnicas de SEO, ela permite uma melhor experiência do usuário em seu site. E o Google avalia de perto suas ações e usa para posicionar seu site nos resultados.
E como são feitas essas análises
O Google utiliza um robô chamado Googlebot que é responsável pelo rastreamento e indexação de um site nas buscas. Verificando constantemente diversos itens como:
 Se o seu site se adapta aos dispositivos – Ou seja se ele é responsivo ou mobile friendly
 Se o carregamento da página é rápido
 Se ele é facilmente rastreável
Entre outros inúmeros fatores e com base nisso ele usa algoritmos, que são programas de computadores que definem qual é a relevância do seu site. Para dessa forma poder definir sua posição nas pesquisas.
E isso significa que o Google utiliza vários recursos para determinar qual o melhor conteúdo a ser entregue para o usuário.

» SAIBA QUAIS SÃO AS TÉCNICAS DE SEO MAIS USADAS

Os motores de busca atualizam os algoritmos com frequência sempre com foco em entregar a melhor experiência ao usuário. Só para você ter uma ideia, o Google utiliza mais de 200 fatores de “ranqueamento” para definir em qual posição seu site estará nas buscas.
Contudo existem algumas técnicas essenciais que podem ser aplicadas que podem ajudar no bom posicionamento do seu site como, por exemplo:
Fatores internos
Conteúdo: A qualidade do conteúdo que você entrega ao usuário conta muito. Ele precisa ser sobretudo relevante de fácil leitura – ou seja respeitar uma hierarquia de palavras com título, subtítulo etc.
Palavras-chave: Ter palavras–chave que devem ser usadas de forma fluida no decorrer do site. E que permitam que o Google encontre mais facilmente seu site.
Links Internos: E também os links internos que permitem que o usuário permaneça mais tempo na página.
Imagens: Além do uso de imagens de qualidade. Que são alguns dos muitos fatores internos, que favorecem o bom posicionamento.
Fatores externos
Blacklinks: São os links de outros sites que indicam para o seu. E quanto mais sites de qualidade fizerem links para o seu site, mais aumentará sua relevância para o público.
Engajamento nas redes sociais: Fazer a interação entre as redes sociais e o site, por exemplo, ajuda a demostrar que seu site é relevante para o público e também transmite maior autoridade.
Construção de autoridade: Todos esses e outras técnicas de SEO ajudam a construir uma autoridade na web. O que é avaliado de perto pelo Google, contribuindo para a sua posição nas buscas.

» COMO AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PODEM CONTRIBUIR

Você pode observar durante todo esse artigo a importância de oferecer uma boa experiência ao usuário, aplicando as técnicas de SEO em seu site, blog ou e-commerce. Mas para ter um resultado ainda mais expressivo é essencial aliar essas técnicas as estratégias de Marketing Digital.
Afinal quanto mais visibilidade você conquistar em suas ações, melhor será a construção de autoridade do seu negócio na internet. E com isso melhorar o posicionamento nas buscas do Google.
Você já utiliza alguma dessas técnicas de SEO? Compartilhe conosco deixando seu comentário.

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

Posts Relacionados