ACOMPANHANDO OS ARTIGOS QUE JÁ FORAM PUBLICADOS AQUI NO BLOG VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO A NECESSIDADE DE DESENVOLVER AÇÕES E ESTRATÉGIAS MULTICANAIS PARA O BOM DESEMPENHO DE UMA EMPRESA. NÃO É MESMO?
Mas tão importante quanto focar nessas ações, é analisar os resultados gerados por cada uma delas. Apesar de ser algo essencial, muitas empresas se perdem na hora de mensurar os resultados.
Vamos te ajudar a compreender quais indicadores e métricas podem ser utilizados para ampliar os resultados da sua empresa.
» POR QUE É IMPORTANTE FAZER ANÁLISES?
Todo conteúdo, campanhas e até quantidade de visitantes que passam pelo site e no aplicativo da sua empresa, geram dados. Esses dados refletem o desempenho de cada uma dessas ações que foram desenvolvidas.
Por isso, analisar os resultados traz referências essenciais para compreender o que está funcionando ou não de acordo com as estratégias de Marketing Digital que foram planejadas. Ajudando também a direcionar e melhorar suas próximas ações. Além de permitir que você tenha um conhecimento amplo dos custos.
Na plataforma APP Cross Chanel por exemplo, é possível integrar todas essas ações e estratégias multicanais de forma simples. Utilizando os dados gerados a fim de fidelizar seus clientes, ou para se manter presente nos meios digitais dos clientes em potencial.
» CONHEÇA QUAIS AS PRINCIPAIS MÉTRICAS E INDICADORES SÃO UTILIZADOS
E com tantas maneiras de engajar o público é possível mensurar quase tudo o que envolve o Marketing Digital da sua empresa. Mas para extrair informações que de fato tenham relevância para o seu negócio é importante analisar as métricas e indicadores corretos:
Métricas: São aquelas que apresentam as ações geradas pelo público, como por exemplo:
• Número de visitas em um site
• Taxa de rejeição
• Tempo gasto no site
• Visitantes únicos e recorrentes
Indicadores ou KPI’s: A sigla em inglês de Key Perfomance Indicator, ajudam a calcularem números o retorno das ações que sua empresa está promovendo.
• ROI: Retorno sobre investimento
• Taxa de conversão: Ação que um cliente gera no site ou blog
• Ticket Médio: O valor médio de cada venda
• CAC: Custo de aquisição por cliente
E muitos outros que precisam estar relacionados de acordo com a necessidades da sua empresa.
» INDICADORES QUE PRECISAM SER AVALIADOS EM CONJUNTO
Além desses indicadores existem outros que fornecem uma “impressão” de resultado das ações, como o número de curtidas em uma rede social, por exemplo. Isso porque ele mostra apenas que houve uma interação do público. E não fornece dados relevantes quando observado de forma isolada, como os outros indicadores e métricas que mencionamos.
Mas você pode utilizar esse número de likes em conjunto com outras ações como compartilhamentos, comentários para analisar o engajamento do público com os conteúdos que sua empresa divulgou.
» GOOGLE ANALYTICS: FERRAMENTA DE ANÁLISE DOS RESULTADOS
Uma das ferramentas mais usadas para fazer a análise desses resultados é o Google Analytics, que fornece os dados relativos as ações geradas pelos usuários da sua empresa. Te ajudando a conhecer melhor essas estatísticas e gráficos a fim de promover melhor os conteúdos.
Mas tenha em mente que para usar essa outra ferramenta de análise é preciso definir quais indicadores serão utilizados, mantendo foco nos objetivos nas suas estratégias.
» COMO OBTER UM RETORNO POSITIVO POR MEIO DA ANÁLISE DE DADOS
Muitos empresas se perdem em suas ações de Marketing Digital por acharem que quanto mais canais estiverem e conteúdos aleatórios enviar para o público, maior será sua visibilidade. Pelo contrário acabam investindo tempo e dinheiro em pessoas que não estão dentro do perfil do negócio.
Por isso é importante verificar com frequência as métricas e indicadores. E assim gerenciar melhor as ações que vão ser desenvolvidas pela sua empresa. Criando campanhas, posts, e-mails e até ações no site de forma personalizada, ajudando na interação com público.
E como uma coisa leva a outra, aumentando também o retorno de suas ações. Além de ajudar a reduzir despesas com estratégias que não trazem retorno.
Você já utiliza algum desses indicares na sua empresa? Compartilhe conosco!