Fazer com que a sua marca seja consolidada na internet não é uma tarefa fácil. Existem inúmeras plataformas on-line para ajudar neste processo, porém existe uma barreira que é a mais difícil de alcançar: o público.
E aí, será que você sabe como atrair clientes e seguidores para o seu negócio?
Em uma era onde as pessoas estão super conectadas, os rastros digitais (registros que a pessoa acumula ao longo da vida na internet, seja em sites de pesquisas, grupos abertos e fechados, e em todo e qualquer tipo de rede social. Geralmente, são informações que, com o passar dos anos, acabam esquecidas) são fatores decisivos para a eficiência de uma estratégia de Marketing. E com o grande número desse tipo de informação, só com o auxílio da inteligência artificial para transformar esses dados em conhecimento.
QUER SABER AS QUATRO TENDÊNCIAS QUE COMEÇARÃO A SE CONSOLIDAR NO ANO DE 2017 PARA PROSPECTAR NOVOS CLIENTES?
1 – DADOS
Que nós estamos cada dia mais conectados não é novidade para ninguém. Os dados captados sobre os nossos consumidores são importantes para entender o que eles buscam e que estratégias podem ser desenvolvidas para conquistá-los. Com os resultados obtidos, a área de Marketing validam as suas ações e objetivos.
Porém, isso não vale especificamente para o Marketing. O departamento de vendas também precisa desses dados para propor novas estratégias para os clientes. Os dois setores trabalhando juntos é a garantia do sucesso da empresa!
2 – B2B E B2C
As pessoas da área de Marketing conseguem analisar os dados e insights ao longo de todo o histórico online do cliente, o que melhora os processos de vendas.
Mas, para chegar lá no topo, esses profissionais precisam entender todos os caminhos que o consumidor pode chegar.
Se a empresa for B2B, é ideal que as estratégias de engajamento sejam bem mais sucedidas para os comerciantes B2C.
E os comerciantes que estão direcionados aos consumidores (B2C), é essencial manter o funil de vendas, estratégicas de gerenciamento para novos clientes e pontos de contato do consumidor que orientam os comerciantes B2B em mente.
Quando os clientes são fidelizados, a capacidade de mapear as suas ofertas ficam mais fáceis. O CMO (Diretor de Marketing) precisa avaliar atenciosamente o conteúdo que trabalha bem em todo o funil de vendas para entregar resultados consistentes e descobrir os potenciais clientes através da sua primeira compra. Isso serve para B2B e B2C.
3 – MARTECH
Hoje a palavra de ordem é: redução. Mas, como você reduz custos e aumenta a receita do negócio? Por isso, surge a necessidade de ecossistemas mais inovadores e conectados capazes de compilar os dados, fazendo com que as ferramentas seja mais eficiente e eficaz.
Aos poucos, a maioria dos profissionais ainda terá sistemas de automação de marketing e CRM separados, mas a duplicação de outros softwares irá diminuir porque os líderes exigirão um controle mais centralizado dos dados dos clientes. Isso garantirá muitos benefícios para o negócio (menos ferramentas = menos relatórios diferentes).
Além de cada área da empresa, poderá basear-se em suas decisões nos mesmos dados, incluindo redução de custos e impacto no crescimento da receita.
4 – CMO E CIO
Com a tecnologia, o processo de formulação e decisão das estratégias de Marketing ficaram mais fáceis. Para isso, é importante a união ainda mais dos profissionais de Marketing com os de Tecnologia da Informação.
Os dois precisam conseguir uma visão consolidada das informações dos clientes, o que requer TI, Marketing e até mesmo vendas e outros departamentos para garantir um conjunto de dados para cada grupo.
Se isso é alcançado, as áreas precisam se alinhar também em torno de um conjunto de métricas e estratégias para trabalhar em prol do mesmo objetivo.
Essa união irá fazer com que o papel do CMO mude rapidamente. E com o Martech se consolidando e a visão dos dados da empresa, as informações poderão ser mapeadas com precisão e usadas para acelerar o processo de vendas.
Assim, o profissional de Marketing já estará ciente de todos os passos na hora da compra e como isso afeta o processo de Marketing.
Se você quer entender melhor como funciona essas tendências, basta entrar em contato com a gente!