Cross Channel: uma forma de unir o online e o off-line
04 ago 2023
por Marina Ribeiro

Já imaginou criar uma campanha com interações entre os mundos online e offline? Até pouco tempo atrás, isso era algo bem distante da nossa realidade. Hoje, não mais. Diversas marcas já começaram a utilizar a tecnologia para unir o digital e físico, mas tudo de maneira bem natural e simultânea.

Essa ligação entre os dois mundos é chamada de Cross Channel (cruzamento de dados) e tem mudado o comportamento de diversas empresas, fazendo com que eles utilizem o digital em seus negócios. Depois de começar a investir em estratégias digitais e em inovação, você nunca mais vai querer olhar para trás!

O Cross Channel propõe a interação entre os canais, ou melhor, a solução para a comunicação tem que ser integralizada, visando atrair e conquistar consumidores, multicanais de alto valor e também públicos diferentes em canais diferentes, fazendo com o que o seu negócio cresça.

Dessa forma, você irá unir as ações de marketing com outras atividades comerciais promovendo uma interação entre os canais.

No off-line, era difícil de saber o perfil e preferências do consumidor. Já hoje, a tecnologia consegue rastrear os dados sobre o perfil e a trajetória do consumidor. Essas informações traz uma oportunidade de realizar uma experiência única para o cliente, além de ser fundamental na elaboração de novas campanhas.

QUER SABER COMO FAZER UMA INTERAÇÃO ON/OFF COM O SEU CONSUMIDOR, EM TEMPO REAL?

Analytics: O marketing precisa entregar um benefício para o consumidor sabendo onde ele está inserido. Conheça a sua necessidade + desejo + demanda. Assim, você irá encontrar um jeito de influenciar os desejos dos consumidores. Analise os dados para entender perfeitamente os desejos e impactá-los na hora certa.

Experiência do Usuário: Você consegue acompanhar o comportamento e perfil do consumidor, por meio do Analytics. Mas, é preciso entender as suas preferências e o que busca no digital. Pense em quais lojas concorrentes ele visita e por quê? O que faz esse cliente depois ter as informações sobre o produto? O que o varejista irá fazer com os dados do consumidor em mãos? Leve uma mensagem bem mais relevante e contextualizada para ele.

Expertise: Você vai precisar contar com o apoio de especialistas em digital. Eles vão poder ajudá-lo a entender melhor o comportamento dos consumidores, combinando diversas tecnologias em estratégias. Essa é uma das melhores maneiras de conhecer o seu cliente e o seus interesse.

Valor: Primeiramente, preço não tem nada a ver com valor. Quando o seu produto/serviço gera valor, o cliente não se importa com o preço.

A lógica é: você está oferecendo algo bom e que ele precisa. Faça uma oferta de produtos no momento em que dele deseja comprar. Pense em quais ações podem resultar em algo positivo.

Dessa forma, você saberá o gosto e as ofertas que interessam o seu consumidor!

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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