Como criar uma estratégia eficaz de e-mail marketing?
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA EFICAZ DE E-MAIL MARKETING?

Quando falamos em estratégias de Marketing Digital, o que costuma vir a sua mente? Gerar conteúdos para as Redes Sociais? Desenvolver artigos para o blog da sua empresa? Assim como você, muitos empresários e empreendedores costumam limitar as estratégias de marketing, as redes sociais e ao conteúdo do blog. E com isso, acabam perdendo grandes oportunidades de negócios através do e-mail marketing.

Pois durante muitos anos, o e-mail marketing foi visto como estratégia de Marketing Digital, pouco eficiente. Por ser usada, antigamente em grande parte, para envio de spam. No entanto, com os avanços nas ferramentas de automação,o e-mail marketing passou a ser considerado uma das principais ferramentas para atrair e gerar engajamento com o público e com isso ampliar os resultados dos negócios.

Neste artigo, vamos explicar porque é importante utilizar o e-mail Marketing nas estratégias de Marketing da empresa, e mostrar como criar uma estratégias eficiente.

A importância do e-mail marketing

Nos últimos anos, temos visto um “boom de crescimento”, nas estratégias de e-mail marketing. E de acordo com dados da pesquisa E-mail Marketing Trends 2018, realizada pela empresa Rock Content, 78, 4% dos entrevistados afirmaram, que gostam de receber newsletter.

Outro dado de grande relevância, divulgado na pesquisa é que 76,8 % dos entrevistados relataram ter feito uma compra, a partir do recebimento de uma newsletter. O que demonstra, como as estratégias de e-mail marketing tem gerado grandes resultados, para as empresas que utilizam de forma adequada.

Principais benefícios do e-mail marketing

  1. É bastante flexível: Permite o envio de diversos formatos de conteúdos, como newsletter, conteúdo promocional,sazonal (em aniversários, datas comemorativas e outros). E até mesmo, o envio de e-mails de boas vindas, entre outros.
  2. Maior alcance: Permite alcançar um número expressivo de contas, de forma simultânea e segmentada. Através de ferramentas de automação.
  3. Educar o público: Ajuda a preparar o cliente até o momento da compra do produto ou contração do serviço

Como começar para criar uma estratégia eficaz

Para gerar resultados através do e-mail marketing, não basta apenas criar conteúdos de forma aleatória. Assim como todas as outras estratégias de Marketing Digital, é necessário planejamento.

1- Crie uma lista de contatos reais

A captação de leads, é o primeiro passo para construir uma lista de contatos, onde serão enviados os conteúdos. Algumas das formas de começar a captar leads, é desenvolvendo conteúdos em formato de:

  • Ebook
  • Planilhas
  • Calendário
  • Planner

Entre outros formatos de conteúdos relevantes, e de preferência gratuitos para atrair o seu público. Com os conteúdos desenvolvidos, é possível otimizar o seu site ou blog para atrair o lead, através de janelas pop -up, ou por meio de landing page. Para tornar a sua estratégia de fato eficiente, é fundamental buscar atrair contatos reais. Comprar contatos, pode impactar de forma negativa os resultados da sua estratégia.

2- Desenvolva conteúdos e imagens de qualidade

Procure lembrar, que você estará dividindo a atenção com diversos outros e-mails. Por isso, é fundamental desenvolver um assunto estimular a curiosidade do leitor, para que o e-mail seja aberto mais facilmente.

As imagens, templates, botões de call to action e outros recursos visuais, quando utilizadas, precisam ser bem definidos com o mesmo objetivo de reter a atenção do público.

No corpo do e-mail, é importante criar um conteúdo curto, porém relevante. Estabeleça um diálogo com o leitor, use um tom direto e informativo, que esteja de acordo com sua persona. Tenha cuidado apenas com os vícios de linguagem e com o excesso de informalidade do conteúdo.

3- Escolha a ferramenta de envio

Depois de criar uma lista de e-mail e desenvolver o conteúdo, o próximo passo é definir qual ferramenta de automação, você irá utilizar para fazer o disparo dos e-mails.

Existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, gratuitas e pagas. Algumas dessas ferramentas são:

  • Mailchimp
  • Rd Station
  • Lead Lovers
  • E-goi

4- Defina qual regularidade dos envios

Não existe uma quantidade de e-mails ideias a serem enviadas. Há empresas que enviam e-mails diariamente, para sua base de contatos. Outras porém, fazem envios semanais e tem também ótimos resultados.

O ideal é encontrar um padrão de envio com base na experiência do seu negócio. Fazendo testes e observando qual a regularidade mas oferece resultados. Uma dica é fazer um calendário de publicação do conteúdos. Assim é possível ter um controle maior das ações.

5- Analise os resultados

Depois de fazer os envios, é essencial estar atento aos resultados dessas ações. E observar as métricas como a taxa de abertura, conversão, bounce e outros indicadores. Que te ajudem a entender, o que tem gerado resultado e, o que pode ser aprimorado.

6 – Conte com uma equipe de especialistas

Como você pode perceber as estratégias de e-mail marketing, são fundamentais para os negócios. No entanto, para quem não possui familiaridade com o assunto, pode ser algo complexo de ser desenvolvido.

Por isso, se você quer começar a gerar resultados, entre em contato conosco. Nosso time, conta com especialistas que vão desenvolver estratégia ideal para o seu negócio.

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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