O comércio eletrônico tem crescido de forma significativa nos últimos anos. De acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2019 estima-se que haja um crescimento de cerca de 16% no volume de vendas em relação a 2018, através dos e-commerces no país. O que equivale a em média R$ 79,9 bilhões.
Com um números de crescimento tão expressivos, os desafios têm sido cada vez maiores para conseguir captar e fidelizar os clientes por meio do seu comércio eletrônico. E além disso, se destacar em meio a concorrência.
Se você tem um e-commerce, e quer ampliar os seus resultados, então este artigo foi feito para você! Ao longo desta leitura, vamos mostrar dicas úteis, que podem ser facilmente colocadas em prática a fim de impulsionar as suas vendas.
Tenha um layout funcional
Imagine a seguinte situação. Uma cliente entra em uma determinada loja de roupas, a procura de uma blusa. Mas ao entrar nessa loja, todas as peças estão fora de ordem. Ao procurar pelo produto, em função da desorganização, não seja possível encontrar a peça que a cliente busca.
Essa cliente possivelmente irá deixar a loja em pouco tempo, e pode até mesmo não retornar. Não é mesmo?
Assim também acontece com as lojas virtuais. A funcionalidade do seu e-commerce é um dos pontos decisivos, que irá determinar a tempo de permanência em sua página. E consecutivamente atrair ou não, bons resultados para a sua loja virtual.
Ao entrar em seu e-commerce, independente do segmento de atuação, o layout precisa ser funcional. A fim de facilitar a procura dos clientes em potencial, pelos produtos. Nesse sentido:
- Procure desenvolver um layout clean
- Utilize fontes em tamanhos que facilitem a leitura
- Desenvolva menus, que sigam um padrão hierárquico (Sempre da maior seção, mais ampla, até chegar nos itens mais segmentados)
- Pense na navegabilidade de cada página
Imagens de qualidade fazem toda diferença
Outro ponto essencial, que certamente faz toda a diferença em e-commerce é a qualidade das imagens. Apesar de parecer bastante óbvio, procure sempre prezar pela experiência do usuário, afinal ele não estará vendo o produto pessoalmente.
Nesse sentido, as imagens precisar ser de alta resolução, com iluminação apropriada. E sempre que possível, procure prezar por fundos brancos ou lisos.
A implementação desses recursos, permite dar mais destaque aos detalhes do produto, ajudando a despertar o interesse de compra do usuário.
Aliar as estratégias de Marketing Digital
Além de investir na funcionalidade e nas imagens de qualidade, para que seu e-commerce possa ter resultados ainda mais eficientes, é necessário aliar as estratégias de Marketing Digital.
Algumas das alternativas que de fato, poderão trazer retornos efetivos para sua loja virtual são:
Campanhas:
- Campanhas promocionais – Oferecer descontos exclusivos para os usuários e clientes.
- Campanhas multicanais – Enviar SMS, E-mail Marketing, e adicionar em seu e-commerce o recurso de Notificação Push.
- Campanhas ADS – Atrair tráfego para o seu e-commerce, através de campanhas desenvolvidas no Google Ads.
Redes sociais
Outra maneira de dar mais visibilidade a sua loja virtual, é desenvolvendo estratégias eficientes de publicação, através das principais redes sociais.
Nesse sentido, é necessário criar publicações com base nas promoções e outras ações que serão desenvolvidas em sua loja virtual, a fim de atrair os usuários.
Como colocar em prática essas medidas e começar a gerar resultados
Desenvolver estratégias de forma eficiente, tanto para a criação de uma loja virtual quanto para os recursos de prospecção de clientes, como as campanhas e as redes sociais que mencionamos, é de total importância para o bom desempenho do seu e-commerce.
No entanto, para gerar os melhores resultados e de fato conseguir impulsionar as vendas é importante fundamental contar com uma equipe especializada, para conduzir as etapas de desenvolvimento, implementação e análise de resultados de forma assertiva.
Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços!