Como uma loja virtual pode aumentar suas vendas no Natal 2019?
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

O ano já está quase acabando e começamos a ver os preparativos para as campanhas de natal 2019.

Lojas físicas ou online já estão preparando suas vendas para os amigos secretos e os presentes de natal.

Porém, algo que muitos não sabem é que uma loja virtual pode contribuir para o aumento das suas vendas.

Agora que já sabemos disso, este artigo visa destacar a importância de ter uma loja virtual e como ela pode aumentar suas vendas não apenas no período do Natal 2019 e no próximo ano..

A EXPECTATIVA DAS VENDAS NO NATAL 2019

Com o recebimento de valores, como 13º salário e o saque das contas inativas do FGTS, contribuem para o crescimento de vendas.

Um exemplo disso é a pesquisa realizada Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em que a estimativa é de arrecadar R$ 35,9 bilhões no natal 2019, o que representa 4,8% mais do que no ano passado.

É importante ressaltar que esta previsão é a maior em nível de crescimento de vendas desde os últimos seis anos para o período do Natal, segundo a instituição que realizou a pesquisa.

Além disso, esse percentual não é registrado desde 2013, quando o crescimento foi de 5% em uma das principais datas para o comércio no ano.

A Black Friday 2019 foi um ótimo momento para medir as vendas online, como no caso da Amazon, com atuação apenas em e-commerce, registrou neste ano o maior dia de vendas da história da companhia no País, segundo o diretor de varejo, Daniel Mazini, para o site UOL.

COMO CRIAR SUA LOJA ONLINE

Quando você decide ter uma loja-virtual/e-commerce, é preciso ter algumas informações para que seu negócio não falhe.

Por isso, listaremos aqui, o que você precisa pensar para criar seu negócio online, além de como cria-lo, com algumas dicas de como ter a melhor experiência com ele.

  • Pense na identidade do seu negócio:

Quando se fala em identidade você precisa pensar: o que minha loja vai oferecer? Como quero me relacionar com meus clientes? Qual nome terei e porque escolher esse nome?

Essas perguntas são importantes de se fazer, para que você tenha um esboço do que pretende criar. Afinal, todas essas perguntas contribuem para o branding do seu negócio.

Fundamental para trazer clientes ações simples, como um nome que tenha trocadilho com alguma série ou expressão popular.

  • Registre seu domínio:

Depois desse brainstorming, o próximo passo é registrar sua marca. O registro da marca é fundamental para assegurar a propriedade intelectual da sua empresa.

Mas o que seria isso? Todos os elementos que diferenciam a sua empresa ou produto, tornando-as exclusivos da sua loja virtual. ⠀

Para registrar seu domínio (o endereço na internet para que as pessoas possam te encontrar, por exemplo, www.appmarketing.com.br), basta procurar por um domínio que esteja livre, ou seja, ninguém mais o usa, neste site.

Siga as recomendações e crie seu domínio. A dica é, atente-se ao nome, coloque-se no lugar de quem irá procurar pelo seu domínio, pense em quais dificuldades ele teria para acha-lo entre outras dúvidas que achar pertinente.

  • Escolha com segurança

Muitos clientes ainda sentem receio de efetuarem compras em lojas online, com medo de caírem em golpes ou ter algum dado roubado.

Situações como essas são possíveis de acontecer, mas podem ser evitadas. Com aderir a um certificado SSL.

O certificado de SSL é um protocolo que criptografa as informações transmitidas entre o servidor da sua loja e o computador dos consumidores.

Dessa forma, mesmo que uma pessoa mal-intencionada venha interceptar a comunicação e colha dados, eles estarão criptografados, e a leitura será impossível!

Vale lembrar que quando um site tem certificado SSL, o prefixo no domínio muda de http para https e um cadeado aparece ao lado da URL.

O consumidor já conhece esse elemento e considera os sites com o cadeado mais seguros.

Agora que já sabe disso tudo, para criar sua loja online, agora você precisa entender como ter mais vendas para o natal de 2019.

DIVULGUE SEUS PRODUTOS DE NATAL 2019

Você precisa entender como seu cliente e os possíveis clientes pensam sobre o seu produto/serviço quando estão em uma loja virtual.

Quando se compra pela internet, o consumidor não consegue ver o produto pessoalmente, tocá-lo e vê-lo funcionar. Dessa forma, sua missão é apresentar uma boa divulgação, mas como?

Uma loja virtual recheada de fotos, vídeos e boas descrições para quem a visita, pode causar diferentes sensações em quem compra, inclusive a certeza de que aquele produto é realmente o que você precisa.

Por isso, invista em fotos de qualidade, que mostrem todos os ângulos da mercadoria e a sua utilização. Também vale fazer vídeos do seu funcionamento, que apresentam o item e mostram detalhes do seu funcionamento.

Por fim, não se esqueça, também, de fazer boas descrições, que qualificam o produto, como dimensões, peso, cores disponíveis, acessórios, fabricante, materiais utilizados, voltagem, e por aí vai.

DICAS DE COMO AUMENTAR SUAS VENDAS NO NATAL 2019

Agora que já está sabendo de todos os passos para criar uma loja virtual, que tal aprender um pouco mais para aumentar o seu faturamento e fechar o ano de bem com a vida?

Já adianto, que se quiser saber mais a respeito de lojas online, e-commerce’s e relacionados, neste link falamos de alguns desses assuntos, basta clicar e ter uma boa leitura.

Voltando as dicas, vamos lá:

  • Mantenha seu site para vendas atualizado:

Muitos compram roupas ou decidem trocar algo que já namoraram o ano inteiro. Isso é ótimo para o empresário, mas para que isso aconteça, seu site precisa estar atualizado, mostrando que você tem os produtos necessários para o período festivo.

Uma boa dica para trazer uma melhor experiência ao usuário é de alterar todo o layout das páginas conforme a data. Por exemplo, criar uma guia específica no menu informando “coleção natal 2019”, no caso de peças de roupa.

  • Aproveite o poder das redes sociais

Instagram e Facebook já são os queridinhos de muitos na hora de divulgar seus serviços. Mas além deles, você pode apostar em outras redes com o Twitter e o YouTube, e eu explico como.

O Twitter é uma rede social que você tem apenas 280 caracteres disponíveis para transmitir suas opiniões, ou seja, com poucas palavras você consegue divulgar seu produto.

Já o YouTube está com tantas possibilidades, com o uso de “storys”, transmissões ao vivo, entre outras funcionalidades.

Com ela você pode fazer vídeos mais bem elaborados, como análises dos produtos, se for o caso de roupas, um bate-papo com algum especialista com dicas e afins.

  • Ofereça condições especiais de pagamento

Natal é período de muitos gastos, mesmo tendo alguns auxílios financeiros, como o 13º salário e outros citados no texto.

Para driblar isso e chegar no faturamento esperado para o seu fim de ano, busque criar ofertas ou condições de pagamento decisivas como os cupons e códigos de desconto, formas de parcelamento acessíveis, frete grátis, entre outras opções.

Evite o abandono de carrinho nas vendas no Natal

Já foi fazer uma compra no supermercado no período natalino e se deparou com carrinhos abarrotados de compras abandonados nos cantos deles?

Saiba que isso também ocorre nas lojas virtuais devido ao aumento de acessos, que pode causar instabilidade no site e consequentemente, transações não finalizadas.

Para simplificar isso, o processo de pagamento pode incluir:

  • a permissão de check-in via redes sociais;
  • minimizar a quantidade de informações solicitadas;
  • aceitar várias opções de pagamento;
  • inserir campos de preenchimento automático.

Gostou das dicas de Natal 2019? Prepare-se agora para 2020

Você acaba de aprender dicas valiosas que farão toda a diferença em suas vendas, mas o mais interessante é que elas não precisam se fixar apenas no fim de ano.

Fique de olho no calendário de 2019 e observe algumas datas, além das comuns, você pode criar suas próprias campanhas promocionais para atrair mais clientes, utilizando essas dicas.

Espero que consiga aplicá-las e se dando certo, deixe aqui nos comentários a sua experiência.

Boas vendas e aproveite as oportunidades no Natal 2019!

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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