Segundo relatório divulgado pela empresa Ebit/Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2020 houve um aumento de 47% das vendas online no Brasil.
Embora boa parte desse aumento tenha sido motivado pela pandemia, os especialistas acreditam que nos próximos anos, a tendência é que cada vez mais pessoas optem por fazer suas compras através da internet.
Nesse sentido, para garantir bons resultados, é fundamental que sua empresa comece a vender pela internet. Mas você sabe qual a melhor opção? Vender pelo Marketplace ou ter o seu próprio e-commerce?
Para te ajudar a compreender melhor acerca deste assunto, no artigo de hoje, vamos falar sobre quais as diferenças e vantagens de cada um deles (marketplace e e-commerce), e como escolher a melhor opção para a empresa.
E-commerce X Marketplace: Quais as diferenças?
Embora o e-commerce e o marketplace tenham a mesma finalidade, o de vender produtos, em alguns casos até mesmo serviços online. As plataformas de vendas são distintas.
E-commerce
O e-commerce ou comércio eletrônico como também é conhecido, nada mais é do que uma loja virtual. Onde todo o processo de vendas é feito online.
Na prática, e-commerce é o espaço da sua empresa, onde todos os produtos da sua loja virtual ficam disponíveis em sua página, onde os usuários acessam, visualizam a descrição dos produtos, tiram dúvidas.
Ainda em sua loja virtual, os clientes também podem escolher os produtos de seu interesse, fazer o cadastro e efetuar o pagamento de forma rápida e simples.
Marketplace
Já o marketplace é uma plataforma que “aluga” espaço para que outras empresas vendam seus produtos. Diferente do e-commerce, você não é dono da loja e, por isso, precisa atender às diretrizes impostas pela empresa dona do espaço para fazer suas vendas.
Fazendo uma pequena comparação, o marketplace funciona como um shopping onde sua empresa aluga um espaço, para vender os seus produtos.
Com o aumento expressivo de pessoas fazendo compras online, nos últimos anos, o número de plataformas de “marketplaces” também tem crescido. Entre as plataformas mais conhecidas estão o Mercado Livre, Elo7, OLX.
Além disso, ao longo dos anos, outras grandes empresas também disponibilizam o sistema Marketplace em suas páginas. É o caso da Americanas, Amazon, Magazine Luiza. E até mesmo o Facebook, que tem um espaço próprio para comercialização de produtos e de serviços.
Saiba quais são as principais vantagens de cada um deles
No e-commerce você dita as regras das suas vendas. Pode escolher como será sua estrutura de vendas, definir suas regras, e até mesmo definir como será o layout da sua página.
Outro fator importante é que no e-commerce você tem a vantagem de criar um relacionamento e fidelizar o cliente. Dessa forma, é possível entregar soluções mais personalizadas e vender mais vezes, para um mesmo cliente.
Por outro lado, no marketplace você tem a oportunidade de ter uma visibilidade maior, isso porque, a plataforma já possui mais credibilidade e reconhecimento do público.
Qual a melhor opção para a sua empresa?
Embora tanto o e-commerce quanto o marketplace sejam excelentes canais de vendas, como você pode acompanhar nos tópicos anteriores aqui do artigo, cada um deles possui suas particularidades.
Para saber qual aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio é fundamental fazer um amplo estudo para compreender qual a realidade do seu negócio.
Na maioria dos casos, o mais recomendado é desenvolver o seu próprio e-commerce, para que assim sua empresa possa conquistar e fidelizar seus próprios clientes. Aqui na App Marketing, nós desenvolvemos lojas virtuais e toda a estrutura completa de soluções para sua empresa.
E caso sua empresa atenda aos critérios do Marketplace que você pretende ingressar, como uma segunda opção, é possível divulgar também parte dos produtos como forma de aumentar suas vendas.
Ficou interessado e quer criar um e-commerce para sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e vamos conversar sobre o seu projeto.