Para quem quer ver o seu negócio crescer conhecendo as práticas do mercado, o Benchmarking é de suma importância.
Neste artigo, vamos ensinar para o lojista o que é o Benchmarking e como essa estratégia pode ajudá-lo a crescer e se destacar.
COMO FUNCIONA O BENCHMARKING
O termo benchmarking é originado da palavra “benchmark”, que significa “referência”. É uma expressão usada para descrever os processos sistemático e eficiente de análise corporativa.
O Benchmarking contribui para o crescimento dos negócios a partir da incorporação de práticas de excelência observadas em outras empresas. Dessa forma, o Benchmarking ajuda para que as organizações assimilem as boas práticas de produtos, serviços e processos dos concorrentes ou de outros negócios.
E quais as vantagens de utilizar o Benchmarking? Vamos citar alguns exemplos:
- Identificação dos pontos de sucesso
- Evolução da comunicação corporativa
- Melhora do conhecimento interno da empresa e de mercado
- Redução de erros e de custos
Com a utilização do Benchmarking é possível que erros cometidos anteriormente não se repitam dentro da empresa.
POR QUE UTILIZAR BENCHMARKING NA MINHA EMPRESA?
O objetivo desse processo é comparar sua empresa com uma referência no mercado — que pode ser mais de uma concorrente — para tirar ideias de melhoria.
Resumindo, uma das maiores vantagens de utilizar o Benchmarking na sua empresa é a ampliação do entendimento do gestor sobre o funcionamento da própria Instituição. Além disso, poderá ter conhecimento de como o mercado se movimenta e obter mais faturamento em sua empresa.