Já imaginou ter mais previsibilidade sobre os resultados da sua empresa? O funil de vendas possibilita isso.
Mapeamento de processos, etapa definidas e possibilidade de monitorar resultados, tudo isso é possível com esse método essencial para melhorar os processos de vendas em qualquer tipo de empresa.
ENTENDA COMO FUNCIONA O FUNIL DE VENDAS
O funil de vendas ilustra, através de dados reais, o caminho que o cliente percorre, a partir do primeiro contato que possui com sua empresa até a aquisição dos seus produtos ou serviços.
Também chamado de pipeline, ele é originado da metodologia AIDA, qual foi criada em 1898 por Elias Elmo Lewis, que tinha o objetivo de servir como guia para os profissionais de venda.
Aderindo ao funil de vendas na sua empresa, cada membro da equipe sabe o que deve fazer e como fazer (com o objetivo de atrair, converter e fidelizar clientes).
ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS
E esse funil possui diferentes etapas até a efetivação da compra, as quais são:
- Topo de funil: aqui o visitante está descobrindo que tem um problema e ele tem o primeiro contato com sua empresa;
- Meio de funil: aqui a pessoa já se tornou um lead, alguém que deixou algum contato com você, que deseja receber suas ofertas e propostas, informações, conteúdos, etc. Um exemplo de meio de funil é quando você oferece algum material gratuito em troca do e-mail ou WhatsApp dessa pessoa;
- Fundo de funil: é quando há a real oportunidade de venda. Quando os vendedores da sua empresa podem abordar os leads a fim de transformá-los em clientes.
Mas há quem se refira a esses estágios do funil também como: ToFu (topo de funil), MoFu (meio de funil) e BoFu (fundo de funil).
COMO ELABORAR UM FUNIL DE VENDAS
Se há uma receita para o sucesso nas vendas, ela possui relação com o funil de vendas. E se você quer aprender como elaborar um para sua empresa, veja essas dicas:
- Determine como os clientes entrarão em contato com sua empresa, ou seja, defina o seu topo de funil: e-mail marketing, por meio do WhatsApp, redes sociais, etc.;
- Pesquise sobre o seu público alvo;
- Defina os milestone (marcos) que são os momentos em que os prospects avançarão no seu funil;
- Observe os gatilhos que ajudam esses prospects a avançarem;
- Contenha os riscos ao capacitar sua equipe para que compreenda quando eles devem investir para que o potencial cliente avance, não ficando preso numa mesma etapa do funil e, com isso, fazendo com você tenha custos prospectando muito e convertendo pouco;
- Invista também em automação de marketing para agilizar os processos e gerar mais resultados.
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