Como a realidade virtual pode influenciar nos resultados do seu negócio? Quais benefícios ela traz para melhorar a imagem da sua empresa e o que pode fazer por áreas como marketing digital, vendas e pelo engajamento dos clientes?
Nunca se ouviu tanto sobre o metaverso como agora. Contudo, ainda existem muitas dúvidas que permeiam a mente dos empresários sobre o uso de tal tecnologia e o objetivo deste artigo é apresentar mais sobre ela, mostrando como a mesma pode ser aplicada para fins comerciais.
O que é realidade virtual?
A realidade virtual é um espaço virtual onde os usuários podem simular uma vida real. Eles atuam como se realmente estivessem ali.
Para esse conceito é dado também o nome de metaverso. E a imersão nesse ambiente pode ser maior com uso dos óculos de realidade virtual, por exemplo.
Através do metaverso um indivíduo pode estar em qualquer lugar que queira, sem necessariamente estar ali fisicamente.
Realidade virtual x Realidade aumentada
É comum que as pessoas tenham esses termos como sinônimo, mas tratam-se de conceitos distintos.
A realidade virtual basicamente insere o individuo em outra dimensão, podendo estar em qualquer parte do mundo. E há como realizar interações com outros usuários/jogadores que estão ali.
Por sua vez, a realidade aumentada não leva o usuário para lugar algum, mas ela traz elementos do digital para o mundo real. E ela é comum para realizar a projeção computadorizada de produtos, por exemplo.
Metaverso: o que é, o que esperar?
Entender o que é o metaverso é outro ponto importante se você quer incluir a realidade virtual em suas estratégias de marketing digital.
Por meio dele se consegue ter acesso a uma realidade paralela, que se baseia no virtual.
E esse conceito não é algo novo. O mesmo teria sido apresentado pela primeira vez no livro “Snow Crash”, em 1980.
Por meio dos chamados avatares digitais é como as pessoas interagem no metaverso, que é um universo virtual. E para a criação desse ambiente se fará necessário o uso de diversas tecnologias, tais como: realidade virtual, NFTs, criptomoedas, etc.
O metaverso chega para mudar a forma como as pessoas interagem e fazem negócios. Inclusive, mudará a forma como elas interagem com as empresas.
Como a tecnologia vem sendo utilizada
A realidade virtual recebeu ainda mais destaque após a pandemia, dado que as pessoas tiveram que ficar em casa, por conta da quarentena imposta. E essas pessoas buscavam meios de se entreterem, com as empresas aderindo ao metaverso como forma de proporcionar isso.
Muitas empresas passaram a disponibilizar tour virtuais pelas dependências do estabelecimento. Esse foi o caso de restaurantes, parques, locais de exposição, etc.
Um exemplo bastante comum disso é no caso do setor imobiliário, que tem usado esse recurso para apresentar as casas para os clientes, os quais podem realizar um tour 360° e conhecer cada espaço.
Há o uso ainda em outros setores como o da educação, o corporativo e também o setor de saúde.
Como aproveitar essa expansão e gerar vantagens para o seu negócio
Existem diversas maneiras de aproveitar a expansão da realidade virtual para o seu negócio, e uma delas é o que citamos aqui: o tour virtual. Com isso há como simular diferentes ambiente e proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes.
Outra ideia seria simular o ambiente de trabalho, seja para reuniões por meio de vídeo ou para ajudar nos trabalhos em home office.
E, claro, por meio da realidade virtual há como tornar a experiência do cliente mais otimizada. Vide os showrooms digitais e a possibilidade de experimentar produtos.
Mas do mesmo modo que para estar nas mídias sociais e ter êxito é necessário estudar para obter conhecimento para conseguir se destacar, criando conteúdo de valor, para incluir o metaverso em suas campanhas de marketing digital é necessário estudar sobre esse recurso.
Importância de investir no digital, ter presença nas mídias sociais
A realidade virtual chega aos poucos, mas em passos firmes, podendo ajudar muitas empresas a terem mais e melhores resultados.
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