Para quem está ingressando ou, até mesmo, já utiliza ferramentas e recursos de Marketing Digital há algum tempo, nem sempre é fácil conhecer os termos e expressões usadas.
Aqui em nosso blog, por exemplo, costumamos sempre que possível deixar bem claros os termos, mas pode ser que você já tenha se deparado com alguma expressão ou outra, que tenha te deixado em dúvida. Não é mesmo?
Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo (Glossário) para te ajudar a entender de forma prática, alguns dos termos de Marketing Digital mais usados. Então, aproveite para esclarecer suas dúvidas!
1) PERSONA
É talvez um dos termos mais citados em Marketing Digital, pois a partir da Persona é possível definir de maneira mais assertiva, as ações a serem desenvolvidas.
Persona: Também conhecido como buyer- persona, é uma representação semi-fictícia, de um cliente ideal da empresa.
Diferente do público alvo, que oferece informações amplas sobre quem são os clientes e potenciais clientes. Por meio da construção da Persona, é possível ter um exemplo mais detalhado de quem são seus clientes e assim definir melhor suas ações.
2) FUNIL DE VENDAS
O funil de vendas (ou pipeline como também é conhecido), é um modelo estratégico de todas as etapas que o cliente passa, desde o primeiro contato do cliente até a finalização do processo de venda. O Funil de vendas se divide nas seguintes etapas:
- Topo do funil de vendas: Aprendizado e descoberta da marca ou da empresa;
- Meio do funil de vendas: Reconhecimento do problema e consideração de solução;
- Fundo do funil de vendas: Decisão de compra.
Por meio do funil de vendas, é possível construir ações para as diversas etapas que os clientes se encontram, a fim de ajudá-lo a fechar negócio com sua empresa.
3) LEAD
O lead, também é um termo bastante difundido no Marketing Digital. E é usado para denominar um cliente em potencial, que já demonstrou algum tipo de interesse na empresa.
Como por exemplo, deixando o e-mail para assinar a newsletter ou receber algum e-book ou outro material gratuito ( também conhecidos como iscas digitais). Ou ainda, por meio de campanhas patrocinadas no Google Ads, ou Facebook e Instagram Ads.
A partir da captação do lead, é possível estabelecer um relação mais próxima com o cliente em potencial, e dessa forma ajudá-lo a tomar a decisão de compra ou contratação do serviço da empresa.
4) CTA
O Call to Action (CTA) ou Chamada Para Ação, é um importante recurso utilizado em Marketing Digital, para fazer com que o usuário realize uma ação. E quando usado de forma adequada, pode atrair leads de maneira eficiente.
Este recurso pode ser utilizado através imagens, em formato de botões de destaque localizados na lateral, central, superior, ou seja, em diversos pontos do site ou da página de um blog.
Como, por exemplo em nosso site. Que utilizamos a CTA, “Solicite um orçamento”, para ajudar nossos visitantes a pedirem o seu orçamento de forma mais prática.
Também é possível fazer CTA’s utilizando apenas textos. Como, por exemplo, ao inserir links de outros recursos dentro do texto do blog: “Baixe agora nosso calendário de datas comemorativas”
É importante que ao utilizar os textos ou botões de CTA, as frases contenham verbos no imperativo, induzindo que usuário realize uma ação.
5) SEO
Outro termo, bastante utilizado em Marketing Digital, é o SEO – Search Engine Optimization (Otimização para os mecanismos de busca).
O SEO se caracteriza pelo conjunto de ações realizadas para fazer com que o seu site, blog, entre outros, se posicione melhor na hora das buscas no Google, por exemplo.
A partir das técnicas de SEO, é possível tornar a navegação das páginas mais eficientes e, com isso, os rastreadores do Google identifiquem que suas páginas são mais relevante e fazem com que elas sejam melhor posicionadas.
Acompanhe mais dicas sobre o universo do Marketing Digital, aqui em nosso blog.