Aumentar o número de vendas é o desejo de toda empresa, não é verdade? Mas se suas vendas estão estagnadas, ou se você até vende mas tem dificuldade em ampliar os resultados, já parou para pensar se o seu negócio tem se relacionado com os clientes nos canais certos?
No artigo de hoje, vamos mostrar alguns dos canais de venda mais eficientes, e como escolher os melhores para o seu negócio.
O que são canais de venda?
Os canais de vendas são os meios pelos quais os clientes podem conhecer melhor os produtos ou serviços da sua empresa e o que eles tem a oferecer. É também através dos canais de vendas que os clientes podem se relacionar com seu seu negócio e consecutivamente concretizar a compra de produtos ou contratação de serviços.
Os canais de venda costuma ser divididos em dois tipos:
Os canais offline: Que são aqueles onde as vendas são feitas fora da internet, através de uma loja física, uma franquia, por comerciais de Tv outdoors e outros.
Os canais de venda online: que como o próprio nome diz são os canais que ajudam sua empresa a levar produtos e serviços aos clientes através da internet. Em nosso artigo, vamos focar apenas nos canais de venda online.
Confira os 5 principais canais de venda online:
1- E-commerce
O canal de vendas e-commerce ou comércio eletrônico, como também é conhecido, é uma loja que funciona apenas no ambiente virtual.
A grande vantagem de vender por meio deste canal, é que por estar em um ambiente online, as empresas podem comercializar produtos e serviços de forma prática 24 horas por dia. Diferente do que acontece com as lojas físicas.
Além disso, por meio dos dispositivos de segurança do e-commerce, os clientes podem fazer suas compras de maneira segura, em apenas alguns cliques.
2- Redes Sociais
Que as redes sociais são ótimos canais de interação com os clientes, isso não é novidade. Mas além de aproveitar o Facebook, instagram, Pinterest, e outros canais para se conectar com os clientes, sua empresa também pode usá- las como forma de alavancar as vendas.
Isso porque a grande maioria das redes sociais, possibilita a integração com outros canais como o e-commerce ou site da sua empresa por exemplo. Em em alguns casos, é possível até mesmo vender diretamente pelas redes sociais, como no Instagram ou Facebook.
3- E-mail Marketing
Se engana quem pensa que o e-mail é uma estratégia de marketing obsoleta, pelo contrário!
Com a estratégia de marketing adequada, é possível educar os consumidores e conduzi-los dentro das etapas da jornada de compra. E com isso, aumentar suas vendas de forma expressiva.
4- Campanhas
Através de ferramentas de campanhas pagas como o Google Ads, Facebook e Instagram Ads, sua empresa pode dar mais visibilidade aos produtos e serviços.
Isso porque estas plataformas tem como principal finalidade aumentar o alcance dos produtos, levando para o maior número de pessoas e consecutivamente aumentando a conversão.
Além destas plataformas, aqui na App Marketing, você também pode criar campanhas promocionais específicas para o seu negócio.
5 – Marketplace
Por fim, o Marketplace é uma plataforma de vendas, onde várias empresas e fornecedores podem inscrever e vender seus produtos e serviços. Alguns dos marketplaces mais acessados aqui no brasil são o Mercado Livre, OLX, Amazon entre outros.
O ponto positivo de aderir a este tipo de canal de vendas, é grande visibilidade que ele oferece aos produtos e serviços.
Como escolher os canais certos para sua empresa?
Com tantos canais de vendas disponíveis, muitas vezes, pode parecer difícil saber qual escolher.
O primeiro passo para saber quais canais mais adequados para o seu negócio, é entendendo e definindo quem é a Persona, (público – alvo mais detalhado) da sua empresa.
A partir destas informações, é possível compreender quais são seus hábitos e os pontos de contato que sua persona mais utiliza. E será possível definir quais os melhores canais e desenvolver estratégias específicas para eles.
Precisa de ajuda com os canais de venda online da sua empresa? Entre contato com nossa equipe de especialistas e conheça as melhores soluções para o seu negócio.