Você conhece as vantagens de aplicar um funil de vendas na sua empresa?

Você conhece as vantagens de aplicar um funil de vendas na sua empresa?

Você conhece as vantagens de aplicar um funil de vendas na sua empresa?

Já imaginou ter mais previsibilidade sobre os resultados da sua empresa? O funil de vendas possibilita isso.

Mapeamento de processos, etapa definidas e possibilidade de monitorar resultados, tudo isso é possível com esse método essencial para melhorar os processos de vendas em qualquer tipo de empresa.

Entenda como funciona o funil de vendas

O funil de vendas ilustra, através de dados reais, o caminho que o cliente percorre, a partir do primeiro contato que possui com sua empresa até a aquisição dos seus produtos ou serviços.

Também chamado de pipeline, ele é originado da metodologia AIDA, qual foi criada em 1898 por Elias Elmo Lewis, que tinha o objetivo de servir como guia para os profissionais de venda.

Aderindo ao funil de vendas na sua empresa, cada membro da equipe sabe o que deve fazer e como fazer (com o objetivo de atrair, converter e fidelizar clientes).

Etapas do funil de vendas

E esse funil possui diferentes etapas até a efetivação da compra, as quais são:

  • Topo de funil: aqui o visitante está descobrindo que tem um problema e ele tem o primeiro contato com sua empresa;
  • Meio de funil: aqui a pessoa já se tornou um lead, alguém que deixou algum contato com você, que deseja receber suas ofertas e propostas, informações, conteúdos, etc. Um exemplo de meio de funil é quando você oferece algum material gratuito em troca do e-mail ou WhatsApp dessa pessoa;
  • Fundo de funil: é quando há a real oportunidade de venda. Quando os vendedores da sua empresa podem abordar os leads a fim de transformá-los em clientes.

Mas há quem se refira a esses estágios do funil também como: ToFu (topo de funil), MoFu (meio de funil) e BoFu (fundo de funil).

Como elaborar um funil de vendas

Se há uma receita para o sucesso nas vendas, ela possui relação com o funil de vendas. E se você quer aprender como elaborar um para sua empresa, veja essas dicas:

  • Determine como os clientes entrarão em contato com sua empresa, ou seja, defina o seu topo de funil: e-mail marketing, por meio do WhatsApp, redes sociais, etc.;
  • Pesquise sobre o seu público alvo;
  • Defina os milestone (marcos) que são os momentos em que os prospects avançarão no seu funil;
  • Observe os gatilhos que ajudam esses prospects a avançarem;
  • Contenha os riscos ao capacitar sua equipe para que compreenda quando eles devem investir para que o potencial cliente avance, não ficando preso numa mesma etapa do funil e, com isso, fazendo com você tenha custos prospectando muito e convertendo pouco;
  • Invista também em automação de marketing para agilizar os processos e gerar mais resultados.

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