Passo a passo para traçar uma estratégia de sucesso na sua empresa em 2022

Passo a passo para traçar uma estratégia de sucesso na sua empresa em 2022

Passo a passo para traçar uma estratégia de sucesso na sua empresa em 2022

Mais um ano virá e é importante começar desde já a traçar uma estratégia de sucesso para sua empresa.

Os negócios que se destacam, que conseguem atingir suas metas e objetivos são, aqueles que se preparam com antecedência e sabem exatamente onde, como e quando querem chegar.

O que é e qual o objetivo de uma empresa fazer um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma forma das empresas enxergarem no curto, médio e longo prazo o seu sucesso. E por meio dele a empresa consegue nortear suas ações e definir quais serão as melhores.

Em suma, esse planejamento é como um mapa que direciona os esforços e recursos de uma empresa. Você consegue fazer tudo melhor tendo esse mapa.

Quando o planejamento estratégico deve ser feito?

Recomenda-se que se faça um planejamento estratégico anualmente ou pode-se também optar por ele numa proposta de longo prazo (entre dois a cinco anos, por exemplo).

Mas como existem diferentes modalidades de planejamento, como o operacional e o tático, pode ser de curto ou médio prazo, a depender do que se necessita.

Como identificar que o planejamento foi bem sucedido

Para saber se a sua estratégia teve êxito é necessário usar métricas e indicadores de desempenho como os estratégicos e os de qualidade. Os indicadores permitem acompanhar o andamento quanto as suas metas.

Como fazer um planejamento estratégico em 5 passos

Temos aqui 5 passos para uma estratégia de sucesso ao elaborar do seu planejamento.

 

1. O primeiro passo é definir onde estamos

Analise a situação atual da sua empresa: estrutura, colaboradores, clientes, volume de vendas. Enfim, descreva como está o seu negócio através de uma análise aprofundada.

 

2. Agora precisamos saber para onde queremos ir

Defina quais os objetivos da sua empresa. O método SMART é uma ótima ferramenta para te ajudar com isso, pois assim você não apenas sabe exatamente o que busca, mas aumenta as chances de concretizar tais objetivos.

Mas os objetivos devem ser claros e tangíveis, evite metas e objetivos amplos como “aumentar as vendas”. Lembre-se também de ter uma ordem de prioridade.

3. Defina como vai chegar lá

Quais recursos, ferramentas e ações tomará para sair do ponto em que se encontra para chegar até o ponto desejado? Quais estratégias de marketing te ajudarão a chegar onde precisa?

Defina também orçamento, se será necessário contratar ou treinar funcionários, entre outras coisas.

 

4. Crie um Plano de Ação

O plano de ação funciona como um guia para saber cada passo que deve ser dado com mais clareza. 

Aqui você precisa definir as atividades, o motivo de serem realizadas, o prazo para conclusão, os recursos que precisa, os envolvidos na realização dela, entre outras questões.

 

5. Defina um plano de controle e acompanhamento

Por fim, é fundamental definir também como o acompanhamento de cada etapa será realizado, como a participação das equipes, analisar o modelo organizacional que defina as responsabilidades, os esforços realizados para os objetos e metas, etc. 

Defina uma equipe que terá que reportar os resultados das atividades.

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