Tráfego orgânico e tráfego pago: Conheça as principais diferenças!

Tráfego orgânico e tráfego pago: Conheça as principais diferenças!

Tráfego orgânico e tráfego pago: Conheça as principais diferenças!

Tráfego orgânico ou tráfego pago: qual será a melhor opção para o meu negócio?

Se você está planejando incluir o seu negócio no meio digital, ou ainda,  se a sua empresa já está inserida, muito provavelmente você já deve ter se questionado qual é a melhor estratégia para impulsionar os resultados do seu negócio. 

No entanto, antes de definir qual é a melhor opção, é importante entender quais são as principais diferenças entre cada um deles. Pensando nisso, no conteúdo de hoje, vamos explicar o que são tráfego orgânico e pago, as vantagens de cada um deles e como eles podem ajudar a melhorar os resultados da empresa. 

Conceito de tráfego orgânico

O tráfego orgânico é todo aquele tráfego gerado nos canais da sua empresa como redes sociais, site, e-commerce, aplicativo, entre outros, de forma espontânea. Sem que para isso seja necessário fazer um investimento direto por visitante ou Lead. 

 Ou seja, o tráfego orgânico ocorre quando o usuário chega até os Empresa por conta própria, por exemplo, através de um post nas redes sociais, por meio de busca no Google, entre outros.

Vantagens do tráfego orgânico

O tráfego orgânico é uma estratégia fundamental para qualquer negócio online. Isso porque, com tráfego orgânico é possível construir uma presença digital, seja para sua marca ou mesmo para o seu negócio. 

Por meio de estratégias de tráfego orgânico bem elaboradas e definidas, é possível ter as seguintes vantagens:

Custo-benefício:  Você precisa investir apenas nos canais  da empresa,  publicando conteúdos que  ajudem a solucionar problemas do seu público, desenvolvendo estratégias de SEO, entre outras estratégias com menor custo (quando comparados ao tráfego pago). 

Relacionamento com o seu público: Um dos principais objetivos do tráfego orgânico é conseguir construir uma relação com o público mais direta, cativando a audiência por meio de conteúdos que sejam de interesse dos mesmos;

Perenidade: Um conteúdo orgânico se mantém ativo sempre e, com a implementação de estratégias assertivas de tráfego orgânico, poderá ser acessado pelos usuários facilmente, após dias e até mesmo anos.

Conceito de tráfego pago

Agora que você já conhece um pouco mais a respeito do tráfego orgânico, vamos falar um pouco a respeito do tráfego pago. Como o próprio nome diz o tráfego pago é aquele tipo de tráfego existe investimento direto, para que possa aparecer em determinados espaços.

Existem diferentes formatos de tráfego pago, atualmente entre as principais estão desenvolvimento de campanhas ou anúncios patrocinados no Facebook, Instagram e Ads e os anúncios do Google Ads.

Na prática, o processo de tráfego orgânico funciona da seguinte forma:   

Sua empresa determina a palavra-chave e estratégias relevantes relacionadas para o público Sua empresa então paga para que o anúncio seja adicionado no topo das pesquisas do Google ou apareça  para um determinado público Facebook ou Instagram. Quando você deixa de pagar o anúncio para de aparecer.

Vantagens do tráfego pago

Assim como tráfego orgânico ou tráfego pago também oferece diversas vantagens: 

Alcance: Sem dúvidas, uma das principais vantagens do tráfego pago é fazer com que o anúncio ou campanha investida tenha o maior alcance possível, chegando em um número infinitamente maior de pessoas;

Resultados mais rápidos: Com mais pessoas tendo acesso aos seus anúncios, caso  a estratégia esteja bem elaborada, mais rápido você também terá os resultados. 

Como definir qual a melhor estratégia para o seu negócio? 

Como você pode ver ao longo do nosso conteúdo, tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico possuem suas particularidades.  Mas afinal, como saber qual a melhor estratégia para o seu negócio?

Não existe apenas uma resposta para essa pergunta, isso porque o tráfego orgânico e o tráfego pago são estratégias diferentes e, oferecem vantagens que variam de acordo com os objetivos que sua empresa possui. 

Para obter melhores resultados, o ideal é  aliar as estratégias entendendo qual é aquela que gera melhor retorno para o seu negócio, a fim de alcançar seus objetivos. 

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