Aprenda como escalar o seu negócio no meio digital!

Aprenda como escalar o seu negócio no meio digital!

Aprenda como escalar o seu negócio no meio digital!

Ter uma empresa de sucesso é o sonho de muitos empreendedores, e provavelmente é o seu também. Nesse sentido, uma ótima alternativa é começar a escalar.

No entanto, embora a escalabilidade seja essencial para o bom desempenho dos negócios, muitos empreendedores não sabem muito bem por onde começar. 

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar dicas práticas de como escalar o negócio no meio digital e aumentar a rentabilidade da empresa. 

Mas afinal, o que é escalabilidade? 

De acordo com Neil Patel, considerado um dos principais nomes do Marketing Digital no mundo:

 “Em termos mais diretos, escalabilidade significa aumentar o faturamento sem a necessidade de aumentar os investimentos. Ou seja, encontrar um modelo de crescimento acelerado, cuja confirmação é realizada por meio de dados”.

Entenda na prática o que é escalabilidade!

Imagine que você tem uma pequena loja de roupas na garagem da sua casa. Todos os meses, você faz panfletos com promoções e entrega nas ruas da cidade, anuncia no jornal local, conversa com amigos e clientes para mostrar as novidades, mas sempre acaba fazendo menos vendas do que gostaria. 

Isso acontece pois o seu negócio depende exclusivamente do investimento do seu tempo, ou seja, as vendas só acontecem se você estiver presente em todos os processos. 

Por outro lado, imagine que você decide montar um e-commerce. E passa a vender suas roupas online, não apenas na sua região mais em todo o país. Com o desenvolvimento do seu e-commerce, você passa a investir em diversas estratégias de Marketing Digital, que ajudam a fazer a sua loja online ser amplamente conhecida. 

Com o e-commerce, sua loja deixa de ser apenas local e passa a ter um crescimento exponencial, atendendo a pessoas de todos os lugares. Além disso, você não precisa estar presente para que as vendas aconteçam, aumentando assim sua rentabilidade. 

Este é apenas um exemplo de escalabilidade, mas que pode ser aplicado em diferentes tipos de negócios e segmentos de mercado de forma efetiva. 

Como tornar o seu negócio escalável? 

Se você chegou até aqui, possivelmente deve estar se questionado como posso tornar o meu negócio escalável? 

A seguir, vamos mostrar algumas dicas que podem ser aplicadas para fazer com que o seu negócio se torne escalável. Confira!

Encontre oportunidades de desenvolvimento 

Um dos primeiros passos para tornar o seu negócio escalável no meio digital, é começar identificando as oportunidades de crescimento. 

Ou seja, identificar quais mudanças que sua empresa pode fazer para gerar resultados mais efetivos, sem que para isso seja necessário fazer um alto investimento. No exemplo, que mencionamos logo acima, a ideia de desenvolver um e-commerce é uma dessas estratégias. 

Mas além disso, é possível também utilizar as redes sociais e desenvolver outros canais de atendimento como Whatsapp. 

E ainda implementar um sistema de Automação de Marketing que permita encontrar seus contatos mais engajados, relacionar com mensagens programadas e obter informações de outras plataformas, entre outras estratégias. 

Direcione as estratégias para o público correto

Para conseguir otimizar os investimentos e obter resultados efetivos ao escalar o seu negócio no meio digital, é fundamental direcionar as ações para o público adequado.

Para isso, é necessário conhecer o seu público por meio do desenvolvimento da Persona. 

Para entender melhor a respeito de Personas, confira também o nosso conteúdo: Entenda como o uso de personas pode ajudar segmentar suas Ações de Marketing

Procure sempre se desenvolver

Para fazer com que o seu negócio gere resultados, é importante estar disposto a se desenvolver sempre. 

Buscando novas soluções, pesquisando a respeito do mercado e principalmente estando pronto para inovar, afinal a inovação é o caminho para o bom desempenho de qualquer negócio no meio digital.

Gostou das dicas? Continue acompanhando outras informações relevantes para o seu negócio aqui em nosso blog. 

Posts Relacionados

Deixe um comentário