Como definir o plano de Marketing Digital para 2021

Como definir o plano de Marketing Digital para 2021

Como definir o plano de Marketing Digital para 2021

Em meio aos desafios de 2020, todos nós como empresários, empreendedores e até gestores precisamos nos adaptar e principalmente nos reinventar em um ano completamente atípico. 

 

Com a chegada de um novo ano, é fundamental avaliar os resultados obtidos e traçar as estratégias. No artigo de hoje, vamos mostrar as principais dicas de planejamento de Marketing Digital para 2021.

Faça um análise dos resultados ao longo do ano 

Uma das primeiras etapas para iniciar o seu planejamento de Marketing para 2021, é fazer uma análise dos resultados de 2020. Uma boa dica, é começar a fazer um levantamento das ações que foram adotadas ao longo do ano, e quais foram os retornos obtidos a partir delas. Você pode, por exemplo, começar analisando: 

 

  • Quanto foi investido em Marketing Digital no geral?  
  • Quais os investimentos foram feitos em campanhas?
  • Quanto foi investido na sua equipe ou agência de Marketing Digital?
  • Dados específicos como geração leads, de tráfego, entre outros; 
  • Como funcionou o ciclo de vendas?
  • E principalmente, qual foi o retorno desses investimentos no que diz respeito à conversão em vendas ? 

 

Além dessas informações, você também pode fazer a análise de outros dados importantes referentes aos investimentos de marketing que tenha feito ao longo do ano e até mesmo de um ano do ano anterior. 

 

A partir da análise desses resultados preliminares, é possível ter uma noção mais ampla daquilo que deu certo e do que precisa ser modificado no próximo ano.

Reduza os processos 

Outra estratégia para conseguir minimizar o abandono do carrinho por parte dos usuários, é entender como está o funcionamento do processo de compra dentro do seu e -commerce. 

Afinal, de nada adianta ter ótimas promoções e produtos, se ao entrar na sua página o cliente precisa passar por diversas etapas até conseguir concluir a compra.

Durante esse processo, ao enfrentar dificuldades, em situações como: 

  • Na hora de preencher as informações para poder fazer  a compra; 
  • Na hora de incluir outros artigos no carrinho que ainda não tinha sido incluído; 
  • Ou até mesmo nada de calcular o frete, por exemplo.  

Em situações como essas e outras de dificuldades, o cliente poderá abandonar o carrinho, e procurar por outra loja, para que ele encontre mais facilidade de desenvolver esse processo de compra.

O primeiro passo para conseguir reduzir esse processo, é entender a experiência do usuário.  

Uma boa dica é usar de empatia e se colocar no lugar do usuário. Ao realizar o processo de compra é possível verificar como você pode otimizar as ações, para tornar mais fácil e prática para qualquer tipo de consumidor.

Defina objetivos e metas

Uma coisa é fato, para que a sua empresa possa se desenvolver é fundamental saber onde você quer chegar e, para isso, é importante desenvolver objetivos e metas.

Mas você sabe quais são as principais diferenças entre um e outro? 

Objetivo: É o propósito de realizar algo. Exemplo: Para o ano de 2021 o objetivo é crescer o meu e-commerce.  

Meta: É o objetivo quantificado e está diretamente relacionada à prazos. Exemplo: Aumentar o tráfego orgânico em 100% e o tráfego pago em 65% até o terceiro trimestre do ano. 

Um recurso importante que deve fazer toda a diferença durante o processo de desenvolvimento de metas, é o chamado método Smart. Ele permite que você tenha uma visão mais específica daquilo que você quer fazer, e dos caminhos que deverão seguir até atingir suas metas.

Avalie e Defina o orçamento da empresa

Depois de analisar os resultados do ano de 2020, e começar a traçar metas para 2021, o próximo passo é analisar  e estabelecer um orçamento realista para os investimentos em Marketing Digital. 

Nesse momento, é Importante estabelecer quanto será investido para orgânico tráfego pago e orgânico, para estratégias de prospecção de clientes, entre outras ações. 

Nesta etapa também é possível definir o quanto será investido em uma agência de Marketing, e em um sistema de automação de Marketing para que as estratégias sejam realizadas de forma mais otimizada e eficaz.  

Crie um cronograma de ação

Com todas as etapas anteriores concluídas, é o momento de estabelecer um cronograma para realização dessas estratégias. 

É possível criar um programa amplo, que será utilizado como base ao longo do ano. E desenvolver um cronograma específico para as atividades que serão realizadas mês a mês.

Dessa forma, você terá uma visão mais específica de tudo aquilo que precisa ser realizado, traçar metas para cumprir atividades  e acompanhar resultados de forma mais eficaz, ao longo do ano.

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