Branding: Aprenda como cuidar da marca da sua empresa e se destaque!

Branding: Aprenda como cuidar da marca da sua empresa e se destaque!

Quando você precisa copiar algum documento na empresa, pede para o seu colaborador fazer uma fotocópia ou uma Xerox? E logo depois do almoço no restaurante, você pede uma goma de mascar ou um chiclete? 

De fato algumas marcas estão tão presentes em nossa memória, que é comum associarmos quase que instantaneamente diversos produtos ou serviços a elas. Isso tudo acontece, pois empresas como estas investiram intensamente para a construção da sua marca, e hoje, são mundialmente reconhecidas pelo público. 

Nós sabemos bem que os pequenos e médios negócios não possuem capital para se tornarem tão reconhecidos, como essas marcas que citamos no exemplo. Mas o lado bom, é que o processo de construção do branding pode ser realizado por toda e qualquer empresa a fim de tornar sua marca presente na memória do público.  

Para que você possa conhecer toda a base do processo de branding e como, decidimos criar um artigo com dicas e informações relevantes que vão ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.  

Mas afinal, o que é Branding? 

Branding é o processo de estruturação e gestão de uma marca (brand), a fim de fazer com que ela se torne mais conhecida e desejada na mente não apenas dos seus clientes, mas também do público em geral. 

Todo esse processo de construção e gestão de uma marca, envolve diferentes etapas, vamos falar mais a respeito delas ao longo do artigo. 

Qual a importância da construção de marca?

Você já deve ter percebido que o processo de construção de uma marca é bastante complexo, porém é de grande importância para as empresas.  

Isso porque quando uma empresa investe em sua marca, ela consegue atingir o público de forma mais assertiva, aumentando sua relevância no mercado, potencializando sua visibilidade e fazendo com que o seu negócio crie uma boa reputação com público. 

Em suma, quando sua empresa desenvolve o branding de maneira assertiva, o consumidor passa a ter uma percepção diferenciada da sua marca, e consecutivamente o seu negócio tende a crescer de forma inteligente e duradoura. 

Como fazer um trabalho de branding com Marketing? 

Se você não está muito familiarizado com a área, possivelmente deve estar se questionando. Mas e agora, por onde eu começo a fazer o branding da minha empresa? 

Assim como em qualquer outro setor da empresa, o planejamento e a estratégia são partes importantes para a construção da marca. 

Existem diferentes tipos de abordagens que podem ser adotadas para construção ou gestão da marca, mas em geral, entre os principais processos de branding estão: 

Construção ou reformulação da identidade visual da marca

Nessa primeira etapa é importante definir ou reformular caso seja necessário, os seguintes pontos: 

  • As cores;
  • O logotipo;
  • A tipografia; 
  • E o estilo da sua marca. 

Além disso, para que todas as equipes da empresa utilizem o mesmo recurso, vale a pena criar um manual da marca, que nada mais do que um guia onde todos irão se basear na hora de desenvolver conteúdos, campanhas ou e-mails. 

Posicionamento da marca 

Durante o processo estratégico de criação da marca, é importante também definir qual será o seu posicionamento. Nessa etapa, são definidos os seguintes conceitos: 

  • Missão, valores e propósito da marca; 
  • Qual o tom de voz que será usado, ou seja, a maneira como sua empresa vai se dirigir às pessoas, sendo mais formal ou descontraído, por exemplo; 
  • Quais os canais que serão usados pela sua empresa, como Redes Sociais, Site, E- commerce, Whatsapp, E-mail Marketing entre outros;
  • E o tipo de conteúdo que será divulgado. 

Gostou do conteúdo? Como você pode ver ao longo do artigo, a construção do branding é fundamental para que sua empresa possa crescer e ser reconhecida no mercado. 

Comece a colocar em prática nossas dicas e não deixe de conferir outros artigos relevantes sobre o tema aqui em nosso blog.

Posts Relacionados

Deixe um comentário