Melhores ferramentas para otimizar o trabalho remoto

Melhores ferramentas para otimizar o trabalho remoto

Com a necessidade de distanciamento social, muitas empresas precisaram se adaptar, e encontraram no trabalho remoto a melhor forma de continuar operando, sem oferecer riscos aos clientes e os colaboradores. 

Mas o fato é que trabalhar de forma remota, tem sido um grande desafio para muitas pessoas, que estavam habituadas a trabalharem de forma presencial. 

No entanto, apesar dos desafios existem algumas ferramentas que podem auxiliar o processo de trabalho, fazendo com que a rotina se torne mais fácil e dinâmica. 

Neste artigo, listamos 3 ferramentas essenciais para quem precisa trabalhar de forma remota. 

Se sua empresa também vem enfrentando os desafios do trabalho remoto, confira nossas dicas e veja como essas ferramentas podem ajudar a otimizar o trabalho online e aumentar a produtividade. 

1- Microsoft Teams 

O Microsoft Teams, é uma plataforma de comunicação que foi desenvolvida em 2016 pela empresa Microsoft. 

Com a chegada da pandemia, e a necessidade de maior isolamento social, esta é uma ferramenta que tem contribuído diretamente no trabalho remoto de várias empresas, pois une vários recursos em um só sistema. 

Por meio do Teams, é possível fazer reuniões, videoconferências, armazenar arquivos, integrar aplicativos. Ele ainda integra o pacote Office, facilitando a rotina dos usuários.  

Para utilizar é bem simples. Basta fazer o download do aplicativo em seu dispositivo, ou instalar o aplicativo em seu computador. Depois disso, basta criar uma equipe, incluir os usuários e começar a usar. 

A plataforma é bastante intuitiva, e os recursos podem ser facilmente utilizados. Mas em caso de dúvidas, você pode acessar o suporte da Microsoft

2- Zoom meeting

Outro recurso para fazer reuniões e videoconferência é o Zoom meeting. Ele permite agendar reuniões, gravar e armazenar as reuniões na nuvem, enviar as reuniões por e-mail, tudo isso com diversas pessoas de forma simultânea.

Para utilizá-lo, é necessário acessar o site e instalar a plataforma, fazer o cadastro, e escolher entre a versão gratuita ou paga.     

3 – Trello

Além das reuniões, outra ferramenta que pode contribuir com a organização das tarefas no dia a dia da empresa é o Trello. Esta ferramenta se baseia na técnica Kanban, um metodologia que nasceu no Japão e contribui com o fluxo de tarefas.  

Com a ferramenta, é possível criar quadros com listas de tarefas, que podem ser compartilhadas e editadas por outras pessoas. Dessa forma, é possível ter um controle das tarefas, e manter a produtividade do trabalho. 

Para usar, basta acessar o site do Trello, criar uma conta, de senvolver o quadro. e se necessário integrar com outros aplicativos.     

Do trabalho remoto para o dia a dia das empresas

A pandemia tem provido uma grande revolução na maneira como as empresas precisam atuar e até mesmo se comunicar, seja com clientes, parceiros, colaboradores, investidores ou fornecedores. 

Apesar dos desafios, as ferramentas que mencionamos ao longo do artigo podem contribuir diretamente com o dia a dia do negócio. E valem super a pena não apenas em tempos de distanciamento social, mas até mesmo depois com a volta das atividades presenciais. 

Isso porque, além de intuitivas e ajudarem na melhora da produtividade, essas ferramentas podem reduzir os custos com reuniões presenciais, por exemplo. 

Gostou das nossas dicas? Aqui em nosso blog, você pode acompanhar diversos conteúdos relevantes, que vão ajudar no desempenho da sua empresa de forma efetiva. 

Agora que você já conhece as melhores ferramentas para otimizar o trabalho remoto, aproveite para conferir mais dicas de como melhorar a produtividade no Home Office clicando aqui.

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