Você sabia que é possível encurtar o ciclo de vendas da sua empresa? Confira nossas dicas!

Você sabia que é possível encurtar o ciclo de vendas da sua empresa? Confira nossas dicas!

Vender é um desafio frequente! Se você tem uma empresa sabe bem, que existem diferentes etapas até que o cliente faça a compra do produto ou contratação do serviço efetivamente.

Mas apesar dos desafios, a boa notícia é que existem formas eficazes de tornar o processo de vendas mais objetivo e eficaz e assim aumentar as vendas do seu negócio. Quer saber como? 

No artigo de hoje, vamos mostrar algumas dicas práticas de como encurtar o processo de vendas do seu negócio. Confira!


O que é ciclo de vendas?

É possível que você esteja se questionando agora: “Mas afinal, o que é ciclo de vendas?”

O ciclo de vendas, é uma série de etapas que tem por objetivo atrair novos clientes, fidelizá-los e prospectar novos leads, por isso, essa estratégia é chamada de ciclo de vendas.


Quais as principais etapas? 

Entre as principais etapas que fazem parte do ciclo de vendas, e que está presente na grande maioria dos segmentos, sejam empresas que atuam com vendas mais complexas, no varejo ou online estão:

  • Prospecção: Quando a empresa busca encontrar os clientes ideias;
  • Contato inicial: Nesta etapa, é quando costuma haver o primeiro contato da empresa com o possível cliente. Através de uma promoção, e-mail Marketing, campanhas entre outras ações;
  • Qualificação do Lead: Depois ter o primeiro contato com a empresa, nem todos os clientes ainda estão prontos para comprar. Nesta etapa onde acontece a “nutrição do lead”, ou seja, onde o cliente em potencial recebe mais informações e é preparado para fazer a compra ou contratação;
  • Apresentação: É quando chega o momento de apresentar efetivamente os serviços ou produtos da empresa para o cliente, e iniciar uma negociação; 
  • Fechamento: Quando o cliente resolve consolidar a compra ou contratação; 
  • Pós-venda: Depois da venda, é importante continuar mantendo um bom relacionamento com os clientes, a fim de fidelizá-los e conquistar novas vendas futuras. 
  • Prospecção de novos clientes: Quando a empresa volta a ação final, prospectando novos clientes.   


Qual o principal benefício de reduzir os processos?

Como você pode perceber no tópico anterior aqui do artigo, existem diversas etapas dentro do ciclo de vendas, desde a prospecção de clientes até o pós-venda, e todo este processo pode ter um custo bastante elevado para a empresa. 

Ao encurtar o ciclo de vendas, ou seja, diminuir as etapas para que a venda seja feita de forma mais rápida, é possível reduzir os investimentos com todas as etapas do processo, e consecutivamente ter um retorno maior em cada venda.

  

Encurtar não é negligenciar!

Quando falamos, em encurtar o ciclo de vendas não quer dizer que devemos negligenciar algumas etapas para diminuir os gastos. Pelo contrário!

Estamos dizendo que é importante que sua empresa otimize os processos, a fim de encurtar o tempo que o cliente em potencial passa em cada um deles, a fim de reduzir custos desnecessários. 

Ou seja, tornar os processos mais práticos e eficientes com o objetivo de concretizar a venda com um investimento menor.  

 

Dicas para encurtar o ciclo de vendas

Procure alinhar a equipe de Marketing e de Vendas, para que estejam sincronizados em suas ações. Busque criar confiança no cliente desde o início, através depoimentos de outros clientes, avaliações de produtos ou de Marketing de Influência. 

Antecipe as objeções dos clientes. Uma boa estratégia é deixar visível no site ou e-commerce, um FAQ que responda as perguntas mais frequentes dos clientes. Isso ajudará a tornar o ciclo de vendas mais rápido e eficiente; 

Utilize a nossa plataforma plataforma CRM com automação e integração de marketing entre multicanais. 

Através do App Cross Channel é possível gerenciar e conhecer o comportamento do público e dos contatos. E também a fim de fazer a automatização das as ações que são realizadas de forma repetitiva. Como envio de e-mail Marketing, envio de SMS, campanhas entre outros. 

Para conhecer mais sobre a plataforma e sobre as soluções da App Marketing para o seu negócio, entre em contato conosco.

Posts Relacionados

Deixe um comentário