Como motivar a equipe durante o trabalho remoto

Como motivar a equipe durante o trabalho remoto

A chegada da Covid-19 (Coronavírus) acabou pegando todo mundo de surpresa. E para continuar mantendo suas operações, milhares de empresas acabaram aderindo ao trabalho remoto.

Mas como tudo aquilo que é novo, existem diversos desafios e manter a equipe motivada enquanto trabalham em casa é um desses grandes desafios enfrentados por empresas de todos os portes. 

Se sua empresa também vem encontrando dificuldade em manter a equipe motivada, no artigo de hoje, vamos mostrar algumas práticas simples que podem e ser adotadas para incentivar o trabalho remoto entre os colaboradores 

Como a crise tem afetado os colaboradores?

A crise ocasionada pela pandemia da Covid-19 tem afetado diretamente a vida de todos. 

Mas do ponto de vista dos colaboradores, a ansiedade e o medo são ainda mais constantes. Tudo isso, em função do receio de ter os salários reduzidos e principalmente de ser demitido a qualquer momento, a preocupação com o contágio da doença entre outros fatores.

Este misto de sensações, juntamente com a mudança brusca do trabalho presencial para o trabalho em casa impactado diretamente a produtividade e o desempenho das atividades dos colaboradores. Fazendo com que muitos deles acabem se sentindo desmotivados.

Como ajudar a motivar a equipe? 

Em tempos como este, é fundamental que os líderes e gestores da empresa criem estratégias para motivar os funcionários.

Listamos algumas práticas que podem contribuir diretamente no bom desempenho dos funcionários, e consecutivamente nos resultados da empresa. Acompanhe:

Mantenha um bom diálogo

Em tempos difíceis como este, em função da crise gerada pelo Coronavírus, é ainda mais fundamental entender pelo que seus colaboradores estão passando. 

Converse com eles abertamente, a respeito do que os mantém motivados no trabalho em home office, é o que tem feito com que eles percam a motivação.

Por mais que haja um estresse maior em sua função como gestor ou como proprietário, dedique- se a ouvir os seus funcionários.

Uma boa sugestão, é fazer uma reunião semanal ou quinzenal, abordando o tema de forma direta. 

Prezar pela qualidade de vida é essencial

O trabalho remoto apesar dos benefícios, tem suas particularidades, como mudança na rotina de trabalho, distrações, entre outras. 

Nesse sentido, é ainda mais necessário prezar pela qualidade de vida dos funcionários.

Sua empresa pode, por exemplo, enviar vídeos ou conteúdos de exercícios laborais, pilates ou yoga. Ou ainda contratar um profissional para fazer workshop, voltados ao equilíbrio do corpo e da mente. Tudo isso, para que os colaboradores possam praticar as atividades e ter uma melhor qualidade de vida;

Para descontrair, as sextas feiras, é possível desenvolver happy hour online através de videoconferência. E fazer jogos, quiz valendo prêmio , músicas e outras atividades;

Aproveite também as ideias e sugestões dadas pelos funcionários e crie ações e dinâmicas de motivação para os colaboradores.

Reduza a burocracia: Invista nas ferramentas adequadas!

Quando o assunto é trabalho remoto, um dos principais pontos para se obter bons resultados é otimizar os processos. 

Se hoje, o departamento de Marketing precisa encontrar clientes e se relacionar com eles manualmente, o ideal é contratar o serviços de automação. 

Dessa forma, é possível obter informações de outras plataformas, encontrar seus contatos mais engajados e se relacionar com mensagens programadas. 

Aqui na App Marketing, nós temos a solução perfeita para otimizar os resultados da sua empresa. Para conhecer melhor nossos serviços e soluções acesse nosso site e entre em contato conosco para saber mais! 

Como anda o desempenho da sua equipe neste período de pandemia do Coronavírus? 

Continue acompanhando nosso blog e veja outras dicas e sugestões para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. 

Posts Relacionados

Deixe um comentário