Sincronia entre ações da empresa é a estratégia ideal para ter resultados!

Sincronia entre ações da empresa é a estratégia ideal para ter resultados!

Imagine que você e mais uma pessoa, estão em um pequeno barco remando. Em um certo momento aparecem dois caminhos, e você  acredita que precisa remar para a direita. Por outro lado, o seu companheiro de barco tem interesse em remar para a esquerda.  

Cada um remando para o lado que acredita ser melhor, certamente não levará você a lugar algum, concorda?  É preciso analisar a situação e chegar a um denominador comum, e remar juntos para que assim vocês consigam a chegar o seu destino. 

Assim como em um barco, o Marketing e as Vendas precisam ter sincronia, para que a empresa possa se manter competitiva e relevante, No artigo de hoje, vamos mostrar como unir essas duas forças e assim impulsionar os resultados da sua empresa.  

Criar ações sem conexão pode ser um problema! 

Assim como no Marketing, o principal objetivo das vendas é lidar com as necessidades do consumidor, e procurar atendê-las de melhor maneira possível. 

No entanto, quando o time de Marketing e de Vendas não estão alinhados, é possível acabar tendo efeito inverso. Ao invés de atrair, acabar afastando o cliente em potencial.

É possível perceber este sinal de que o Marketing e as Vendas não estão em sintonia, quando os leads acabam não gerando resultados de vendas, ou até mesmo quando a equipe de vendas não entende o trabalho que está sendo realizado pelo Marketing. 

Relação entre Marketing e Vendas 

Embora cada uma das equipes tenham suas responsabilidades, é importante que a equipe de Marketing e de Vendas consigam trabalhar em sincronia para o bom desempenho da empresa.

O primeiro passo é fazer um planejamento estratégico, e delimitar quais são as responsabilidade individuais de cada um dos setores, e quando eles (Marketing e Vendas) podem se unir para criar estratégias e ações em parceria.

Como criar sincronia entre as ações? 

Um exemplo prático dessa parceria, acontece no processo que chamamos de jornada de compra dos clientes. 

Durante o processo, a equipe de Marketing deve criar ações para atrair e nutrir os leads como campanhas promocionais, conteúdos para as redes sociais, site ou e-commerce da empresa.

Quando o lead já estiver qualificado, é hora de enviá-lo para equipe de vendas que deve ajudar a quebrar as objeções com o apoio das ações de Marketing, e concretizar a venda. 

Equipe de Marketing e de Vendas, trabalham melhor juntas?

Apesar de ambas as equipes serem fundamentais para o bom desempenho de qualquer em empresa, nem sempre é fácil alinhar as equipes de Marketing e Vendas e fazer com que elas trabalhem juntas. 

Mas uma das formas de fazer com que essa parceria dê certo, é fazendo com que o alinhamento das equipes venha de cima. 

Os gestores precisam deixar claro, que o sucesso nos resultados vai depender de ambas as equipes. Ou seja, tanto o Marketing quanto as vendas são necessários para o bom desempenho da empresa. 

Outro ponto importante é desenvolver uma boa comunicação entre os colaboradores, através de reuniões e atividades feitas em parceria. Dessa forma é possível criar um maior entrosamento que certamente trarão bons resultados. 

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o artigo que preparamos aqui em nosso blog: Como alinhar as equipes de marketing e de vendas

Como otimizar os resultados?

Com as equipes já alinhadas, é momento de planejar e desenvolver as ações de forma sincronizada, estabelecer quais ferramentas e recursos serão utilizados e definir métricas para avaliação. 

Para ajudar sua empresa durante este processo, nós da App Marketing temos as melhores soluções e ferramentas inteligentes para ampliar o seu desempenho. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

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