Não sabe por onde começar? Veja como dar os primeiros passos no Marketing Digital!

Não sabe por onde começar? Veja como dar os primeiros passos no Marketing Digital!

Você já ouviu a respeito da importância do Marketing Digital, mas se sente perdido e ainda não sabe ao certo por onde começar? 

Assim como você muitos empreendedores e empresários que estão iniciando no meio digital, encontram uma certa dificuldade de ingressar nessa área, afinal são tantas estratégias, termos e informações relevantes, que nem sempre é fácil saber como iniciar. 

Por isso, desenvolvemos esse artigo. Nele vamos abordar de maneira simples, quais são os passos fundamentais para começar, e poder gerar grandes resultados por meio do Marketing Digital. Não deixe de acompanhar este post!

1º Passo: Comece fazendo uma ampla pesquisa de mercado

Inserir sua empresa ou sua marca no meio digital, permite dar muito mais visibilidade aos negócios. Afinal, através da internet é possível gerenciar as ações de Marketing da sua empresa de vários lugares por meio de um computador e, muitas vezes, até pelo seu smartphone.

Essa praticidade também permite que mais clientes tenham acesso aos produtos ou serviços da sua empresa de forma muitas prática e eficiente.

Mas você já  parou para pensar, o que é preciso para se destacar em meio tanta concorrência? 

Uma coisa é fato! Toda empresa, seja ela grande ou pequena que gera ótimos resultados por meio do Marketing Digital, começou fazendo uma ampla pesquisa de mercado. 

Seja para entender quais as principais carências do mercado ou mesmo para entender como atingir os clientes de forma efetiva. Essa busca por informação, é sempre um fator determinante para o bom desempenho dos negócios. 

E se você deseja ter resultados eficientes em seu negócio, também precisa começar a entender melhor a respeito do mercado. Uma dica importante, é analisar diversos pontos relativos ao mercado.

  • Quais são os segmentos têm maior demanda?
  • Quem são os concorrentes diretos?
  • Quais estratégias seus concorrentes usam que geram melhores resultados? E quais ações não são tão boas?
  • Quem é o seu público alvo?
  • Quais as principais necessidades dos clientes?

Entre outras questões que você achar relevantes, para serem usadas como parâmetro em seu negócio. 

2º  Passo: Defina quem é sua persona

Depois de fazer suas pesquisas, outro passo importante é definir quem é a Persona do seu negócio, ou seja, quem representa o cliente ideal para o seu negócio. Embora essa definição seja muito particular, é de vital importância para os resultados do seu negócio.

Digamos que você tenha um e-commerce de bolsas e acessórios femininos, um exemplo prático de cliente ideal (persona) pode ser: 

Ana, 42 anos, casada, mãe de 2 filhos. Ela atua como contadora, tem uma renda mensal de R$ 5 mil. Ana precisa levar os filhos à escola diariamente e vai para academia com regularmente. 

Com base nessa representação fictícia do cliente ideal da sua empresa (persona), é possível direcionar melhor as ações de Marketing Digital, e criar estratégias mais eficientes. 

Caso você tenha uma certa dificuldade em criar personas, existem ferramentas gratuitas que podem ajudar como, por exemplo, o fantástico gerador de personas.

3º passo: Crie um plano de ação!

Se você quer ter ótimos resultados para o seu negócio, procure também planejar. Afinal, o planejamento servirá como base para todas as ações que você pretende realizar.

Para criar um planejamento de Marketing Digital adequado, sugerimos que você utilize uma agenda um ou aplicativo para anotar: 

  • Anote os principais dados relativos ao seu negócio, como área de atuação, segmento, público, produtos ou serviços oferecidos entre outros dados; 
  • Estabeleça quais canais e ações sua empresa pretende utilizar, como as redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn), campanhas, email marketing, remarketing, site, e-commerce, aplicativo e outros;
  • Crie um cronograma editorial, com datas e horários de publicações; 
  • Faça um levantamento dos custos; 
  • Crie um plano operacional e financeiro, sempre de acordo com a realidade do seu negócio.  

4º Passo: Utilize as ferramentas certas

Agora que você já tem uma boa base, é hora de começar a executar suas atividades. Prospectar clientes e inserir de fato, o seu negócio no meio digital. 

Para isso, é importante ter as ferramentas certas, como:

  • Ter um site ou e-commerce profissional
  • Uma ferramenta de automação de Marketing
  • Ferramenta de gestão de campanhas promocionais
  • Aplicativo funcional e outros.  

No decorrer desse processo de inserção e consolidação da sua empresa no meio digital, as ferramentas serão ótimas aliadas para aumentar a visibilidade do seu negócio e te ajudar a construir autoridade para sua marca. 

5º Passo: Analise os resultados sempre para poder se aprimorar 

Depois de colocar em prática todas essas ações, procure sempre analisar os resultados das suas ações e dos investimentos realizados. 

Observando de perto se o que foi estabelecido em seu planejamento tem funcionado ou não. Para que sua empresa possa se aprimorar de forma constante

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