Boas práticas de pós-venda para fidelizar seus clientes

Boas práticas de pós-venda para fidelizar seus clientes

Quando falamos em vendas, é comum pensarmos quase que imediatamente em práticas que auxiliem no fechamento da compra ou da assinatura do contrato. 

Mas o fato é que para conseguir fidelizar os clientes apenas vender não é o suficiente, é preciso ir além e mostrar que o cliente é sem dúvida o foco do seu negócio criando ações eficazes de pós-venda. 

Se sua empresa ainda não adota estratégias de pós -venda ou precisa aprimorar as ações que está desenvolvendo, continue acompanhando nosso artigo e saiba mais a respeito deste assunto. 

Por que o pós-venda é tão importante para sua empresa?

Imagine a seguinte situação. Você acessa uma loja virtual para comprar um camisa que está com um preço atrativo, depois disso em apenas alguns clique você obtém informações sobre o produto e logo concretizar sua compra. 

No entanto, pouco tempo depois depois você começa a ter problemas como demora para receber o produto, ou um produto que veio com algum tipo defeito. 

E quando você entra em contato com a loja virtual para tentar solucionar o problema, você é muito bem atendido, tem o seu problema solucionado com rapidez e ganha até mesmo um cupom de desconto pelo inconveniente. 

Você provavelmente voltará comprar novos produtos naquela loja. E poderá até mesmo compartilhar com seus amigos e familiares o quanto gostou da compra que fez naquela loja. 

Como você pode perceber quando uma empresa mantém um bom atendimento, inclusive após o fechamento da compra o cliente percebe a seriedade e a importância que os consumidores tem. E consecutivamente, é possível desenvolver uma relação mais sólida e fidelizada com a empresa.  

Como se relacionar com o cliente de forma eficaz mesmo após a venda

Existem basicamente dois tipos de pós- venda: O ativo e o receptivo. 

Pós-venda ativo: A empresa entra em contato com os consumidores para saber como foi a experiência de compra ou de contratação de um serviço e para entender como está o nível de satisfação do cliente a respeito dos serviços prestados. Por meio do pós venda ativo, é possível também oferecer outros produtos, soluções e promoções como forma de fidelizar o cliente. 

Pós- venda receptivo: Os clientes entram em contato através dos canais de atendimento da empresa, para poderem solucionar problemas ou enviar sugestões. Este tipo de pós venda, também é uma boa ferramenta para poder compreender as falhas da empresa e assim poder aprimorá-las de forma constante. 

5 práticas que podem ser adotadas pela sua empresa

Selecionamos algumas práticas de pós-venda que irão contribuir de forma de direta com a fidelização dos clientes e ajudar a manter a boa reputação da sua empresa.

1- Mantenha canais de atendimento sempre a disposição, dando o treinamento adequado a equipe responsável;

2- Não deixe nenhum cliente sem resposta em todos os canais de atendimento. E nas redes sociais ou site, procure sempre direcionar o cliente para um canal particular como o direct, messenger ou e-mail para solucionar da melhor forma possível; 

3- Proponha soluções viáveis para o problema do consumidor, e cumpra a sua promessa como prazo e condições; 

4- Ofereça incentivos aos clientes como cupons de desconto para as próximas compras, ou disponibilize um programa de fidelidade; 

5- Aprenda com os erros! Ao obter informações negativas enviadas pelos clientes procure reconhecer as falhas como forma de aprimorar o atendimento da sua empresa.

Adotar boas práticas de pós-venda são fundamentais para o bom desempenho do seu negócio. Analise quais práticas melhor atendem às necessidades da sua empresa e de seus consumidores coloque em ação nossas dicas. 

Continue acompanhando outras dicas relevantes para o seu negócio, aqui em nosso blog.    

Posts Relacionados

Deixe um comentário