Como se comunicar de forma mais assertiva com as diferentes gerações

Como se comunicar de forma mais assertiva com as diferentes gerações

Saber como se comunicar com o público é parte essencial, podemos dizer até que é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho do seu negócio.

Afinal, de nada adianta fazer uma postagem X em sua rede social, por exemplo, enquanto o seu público está em busca de informação Y. Não é mesmo?

Algo que pode contribuir para entender quem de fato é o seu público, e quais são suas necessidades e interesses é compreender melhor a respeito das diferentes características geracionais.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de compreender as particularidades de cada geração para criar estratégias mais segmentadas.

Dos Baby Boomers a Geração Alpha – Como as gerações se diferenciam

Cada geração se refere às pessoas nascidas em um determinado período de tempo. Anualmente, são feitos diversos estudos sobre o comportamento das pessoas de acordo com a gerações que elas vivem.
Apesar de não haver um consenso em relação às datas, em geral, às gerações costumam ser divididas da seguinte forma:

Baby Boomers: (1940- 1960) Atualmente eles têm entre 80 a 60 anos:

É uma geração de pessoas nascidas após a segunda guerra mundial. E aqui no Brasil, são pessoas que viveram em um período de otimismo na política, na época de Juscelino Kubitschek. E são mais resistentes à mudança e priorizam estabilidade financeira.

Geração X: (1960 – 1980) Atualmente eles têm entre 60 a 40 anos:

Ainda tem algumas características dos baby boomers, como dar preferência pela estabilidade e a disciplina. Mas uma boa parcela dessa geração, procurou investir em seu próprio negócio. De acordo com dados da Fiesp 38% das empresas inovadoras do Brasil, tem como proprietário pessoas com mais de 40 anos anos.

Geração Y Millennials: (1980 – 1995) Atualmente eles têm entre 25 a 40 anos:

Para os millennials, estar conectado é algo fundamental. Não é à toa, que essa é uma das gerações mais estudadas e quando o assunto é Marketing Digital.

Apesar de terem sido a última geração a conhecer um mundo sem internet, eles vivem de forma acelerada ávidos por informação e inovação, amam empreender. O que os torna em alguns casos, imediatistas.Querem crescer rápido seja nos negócios ou no trabalho.

Geração Z GenZ: (1995- 2010) Atualmente eles têm entre 15 a 25 anos:

Uma geração que já nasceu conectada. Passa horas conectada, mas não abre mão de expor sua opinião a respeito de assuntos como questões sociais e de sustentabilidade.

Fazendo um caminho inverso a geração anterior, os GenZ tem procurado mais estabilidade financeira e trabalhos com carteira assinada. Resultado da crise, que parte deles já vivenciou nos últimos ano Brasil.

Geração Alpha: (a partir de 2010 ) Atualmente eles têm em média 10 anos ou menos
Apesar de ainda não estarem inseridos no mercado de consumo, a geração alpha tem estado cada vez mais presente nas Redes Sociais.
E apresentam uma grande facilidade de utilizar os dispositivos, em função do aprimoramento da Inteligência Artificial.

Por que é tão importante reconhecer essas diferenças?

O Marketing Digital está em constante transformação, reconhecer essas diferenças nas gerações, como o comportamento, interesses e necessidades, é uma forma das empresas adotarem estratégias de maneira ainda mais segmentada.

Entregando o conteúdo certo, na hora certa, as possibilidades de ter resultados efetivos aumenta de forma considerável.

Por isso, nossa dica é fique atento ao público! Pesquise a fundo e utilize os recursos adequados para que o seu negócio possa crescer ainda mais. Conheça nossas soluções e serviços que podem colaborar com o seu negócio, entrando em contato conosco:

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Referência:
https://oglobo.globo.com/economia/start-up-no-pais-tambem-coisa-de-quem-tem-mais-de-40-anos-23016763

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