Aprenda como usar datas comemorativas no seu plano de marketing

Aprenda como usar datas comemorativas no seu plano de marketing

Aprenda como usar datas comemorativas no seu plano de marketing

Se planejar para o próximo ano é essencial, dentro desse planejamento, entram datas comemorativas, feriados, entre outras datas sazonais.

Dentro disso, a estratégia do uso do marketing sazonal, explorando as diferentes datas do calendário anual, é uma área que os comerciantes dominam como ninguém.

Se você quer utilizar das as datas comemorativas em suas estratégias, aproveite neste artigo algumas dicas de como se planejar. Vamos lá?!

Como fazer um marketing sazonal?

Datas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Pais, Dia dos Namorados, Crianças e Natal, tem estratégias planejadas com antecedências por grandes empresários.

Isso aconteceu, porque nos últimos anos, como crescimento do Instagram e outras redes sociais, o número de vendas pode aumentar e muito nesses dias.

É nesse sentido que entra o marketing sazonal, que pode ser compreendido como um conjunto de estratégias temporárias relacionadas a um período determinado do ano.

Ou seja, são tipos de divulgações relacionadas a datas comemorativas que têm como objetivo aumentar o número de vendas em determinados dias do ano.

Depois que compreende esse conceito, o próximo passo é começar a se planejar para fazer suas ações de marketing.

Como usar as datas comemorativas em suas ações de marketing?

De acordo com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), cinco datas comemorativas são as mais importantes, no Brasil, sendo elas:

  • Natal;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais e
  • Dia das Crianças.

Mas destacam também que outras datas como, Páscoa e a recente Black Friday, também impulsionam muito o mercado e alguns nichos específicos.

Para que você consiga aproveitar melhor as datas comemorativas, é necessário compreender qual é seu modelo de negócio e qual é o ciclo de vida de seu produto e a quem ele se destina.

Um exemplo disso é: uma loja de shopping faz campanha de moda praia um pouco antes e durante o verão. Já o fornecedor atacadista de moda praia precisa começar sua divulgação antes mesmo do inverno, compreende?

Começar as campanhas antes da data, é uma boa ideia pois criar o interesse do público para atingir seus objetivos.

Para ter mais proveito sobre isso, mapear os eventos mais importantes do ano para seu negócio e compreender seu público, a certeza é de que impulsionar suas vendas nas datas comemorativas que você selecionar.

Como montar um calendário de datas comemorativas

Agora que já sabe a importância desses períodos é necessário fazer um bom planejamento.

Começar a pensar nas campanhas é o primeiro passo para impactar seu negócio com antecedência.

Para que você não perca nenhuma oportunidade, vale consultar no Google alguns calendários sazonais.

Com essa consulta, é possível selecionar as datas que têm relação com seu tipo de negócio ou que podem, de alguma forma, impulsionar suas vendas.

Além das datas mais óbvias, como Natal ou Páscoa, o calendário nacional possui oportunidades menos conhecidas que podem trazer bons resultados, como aniversários de cidades ou feriados prolongados ao longo do ano.

Aproveitar o início do ano é uma ótima oportunidade para selecionar as estratégias que darão melhores resultados e pensar em como aplicá-las durante o ano ao longa das datas comemorativas que você escolher.

Agora que já sabe disso, toda estratégia precisa estar alinhada como um planejamento de marketing, principalmente agora no início do ano.

Prepare-se para alavancar suas vendas e seu negócio, com o martech e aproveite para já planejar suas campanhas de marketing sazonal.

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