Comunicação omnichannel: reinvente a forma de interagir com seus clientes.

Comunicação omnichannel: reinvente a forma de interagir com seus clientes.

Comunicação omnichannel reinvente a forma de interagir com seus clientes.

Já demos algumas dicas de como é importante focar em estratégias de interação com o cliente, tendo em vista a sua fidelização.

Embora, não seja algo fácil, a presença dos dispositivos móveis e das redes sociais oferecem inúmeras oportunidades para que empresas possam fazer campanhas personalizadas.

Mas para que isso possa acontecer, é preciso ter uma estratégia simples, mas altamente eficaz em termos de personalização de conteúdo e marketing móvel, como na comunicação omnichannel.

Para que você entenda melhor essa estratégia, neste artigo iremos falar mais a respeito da comunicação ominichannel e formas de aplica-la em sua estratégia.

O que é a Comunicação omnichannel?

Para que você possa entender do que se trata, é preciso trazer um conceito sobre comunicação omnichannel, e para isso, contaremos com a definição do Sebrae, que a define como:

“[…] uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.”

Pode parecer confuso, mas para ilustrar isso, vamos utilizar o seguinte exemplo:

Você vai em uma loja física, nela, você consegue por meio do aplicativo da loja, confirmar se nela possui o produto que está buscando, através disso, pode fazer o pagamento e se for o caso, até pedir para entregar em casa.

Isso é uma representação de como é possível unir todos os canais de um negócio, com o intuito de transformar a experiência do usuário.

Interagindo com o cliente

A comunicação omnichannel oferece muitas possibilidades de personalização de conteúdo de acordo com os hábitos do cliente e da mensagem a ser transmitida.

Por exemplo, um público mais idoso prefere mensagens por voz, já os mais jovens gostam de ser contatados por meio de redes sociais, como Facebook, WhatsApp e notificações via push.

Já as mensagens por SMS são uma boa opção para quem quer enviar cupons de desconto, ao passo que o e-mail é o canal ideal para envio de documentos.

Porém, para realizar campanhas personalizadas e eficientes usando a comunicação omnichannel, é preciso que as organizações trabalhem com alguns aspectos, como o:

  • Timing:

Que é saber quando é o momento certo para entregar alguma mensagem certa no momento certo é cada vez mais crucial para campanhas de marketing de sucesso.

Um exemplo disso, foram as ações profissionais, como a da música da caneta azul, em ações de empresas do segmento de canetas, utilizando-se do mesmo conteúdo para se promoverem.

  • Canal de contato:

No início do texto falamos da importância de se ter um canal de contato com seu público e com a comunicação omnichannel, seu público consumidor pode entrar em contato com sua marca por diferentes tipos de canais e vice-versa.

Por fim, podemos concluir que a comunicação omnichannel é uma estratégia que tem um potencial enorme, possibilitando a capacidade de se obter métricas para aperfeiçoar ainda mais campanhas de marketing.

Desenvolvendo campanhas com a comunicação omnichannel

Essa estratégia chamou a atenção dos profissionais de marketing nos últimos anos, de modo que muitos aderiram a este tipo de auxílio.

Ao se utilizar de uma plataforma integrada, como a comunicação omnichannel, é possível ter um aumento de métricas no que diz respeito às equipes de marketing e vendas.

Afinal, a partir do momento que se alinha o meio online com o offline de modo que não existam lacunas para o usuário e, é claro, entre as áreas da sua empresa é possível oferecer uma verdadeira experiência omnichannel.

Porque através dessa estratégia, seria possível rastrear os dados que são fornecidos e utilização de outras técnicas simples, a fim de se aproximar do cliente e fidelizá-lo, criam o timing perfeito para que isso aconteça.

Depois disso, faça um teste da sua estratégia. Por meio disso, será possível conferir o seu funcionamento, também é necessário avaliar a qualidade da integração dos seus canais.

Por fim, podemos concluir que a comunicação omnichannel é uma estratégia com potencial enorme. Ela oferece diversos canais de contato eficientes e personalizados, com a possibilidade de obter métricas para aperfeiçoar ainda mais suas campanhas de marketing.

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