Sustentabilidade e tecnologias, como unir o útil ao agradável? 

Sustentabilidade e tecnologias, como unir o útil ao agradável? 

Windmill models on a meeting table

Sustentabilidade tem sido um assunto que está em constante discussão, mas afinal, o que é isso e por que devemos entendê-la?

Este artigo, tem o objetivo de levantar a questão da sustentabilidade e tecnologias e como elas podem ser aliadas para um mundo melhor, trazendo diferentes benefícios. 

O que é sustentabilidade?

Pode ser definida como práticas que promovem atividades que visam amenizar o impacto das nossas atividades atuais, de modo que não venham comprometer o futuro das próximas gerações.

A sustentabilidade é importante porque através dela buscamos criar práticas mais que irão nos ajudar a cuidar do planeta, de modo que possamos eliminar pequenas ações do nosso dia a dia e assim,  substituí-las por outras formas mais saudáveis e menos destrutivas.

Uma das esperanças para o futuro, é o avanço tecnológico. Podemos ilustrar isso da seguinte forma: ao imaginarmos algum problema que poderemos ter daqui há alguns anos, logo pensamos que, até lá, já existirá algum tipo de produto tecnológico para solucioná-lo.

Mas quando pensamos em tecnologia e sustentabilidade num mesmo contexto, facilmente nos vêm à cabeça o quanto esses produtos podem afetar de forma negativa nosso meio ambiente. 

Desde a sua produção ou até o final do seu uso, são diversos os tipos de rejeitos descartados de maneira inconsequente e que poluem nossos recursos naturais. Sendo assim, como juntar essas duas coisas em algo bom?

Como unir sustentabilidade com novas tecnologias

Já existem diversas maneiras juntamente com a tecnologia de ajudar a promover a sustentabilidade.Diversos são os produtos tecnológicos que já existem, na qual é possível reduzir o consumo de recursos do meio ambiente que já estão perfeitamente inseridos em nosso dia a dia. 

Entre eles, podemos citar os painéis solares, instalados em telhados de casas e prédios ou em grandes terrenos abertos para captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica para nosso uso diário.

Há também aplicativos que podem ser baixados gratuitamente e a qualquer momento – que incentivam ações simples para reduzir o consumo de água, luz e até combustível, como o Etiquetagem Veicular, disponível para Android e iOS.

Desenvolvido pela Petrobrás, o aplicativo é gratuito e permite pesquisar o consumo de combustível de 36 marcas de carros e ainda faz pesquisas específicas, sobre os modelos que menos consomem etanol em perímetros urbanos, prático não é mesmo?!

Algumas empresas já estão tomando essa iniciativa mais sustentável, estudando formas de reduzir seus impactos no meio ambiente e promover a sustentabilidade por meio de várias ações. 

Cases de sucesso de juntar o útil ao agradável

De acordo com a reportagem do portal de notícias, G1, temos o caso da Döhler, empresa têxtil catarinense instalada em Joinville (SC), que encontrou formas de se tornar mais sustentável e diminuir custos.

Pensando nisso, a empresa possui sua própria estação de efluentes, o que minimiza os riscos de poluição, dando o devido tratamo para seus resíduos. Além disso, a água usada nos processos da fábrica passa por um mecanismo moderno de tratamento de efluentes antes de voltar limpa para a natureza.

Segundo o presidente da empresa, José Mário, 30% de toda água que é captada dos procedimentos internos é reutilizada e demais, são tratados antes de serem despejados nas valas de drenagem que passam perto da empresa. 

Além disso, a matriz energética da Döhler também é sustentável: 75% dela é composta por gás natural e os outros 25% ficam por conta da energia térmica proveniente da biomassa e de resíduos gerados na empresa, como limpeza da tecelagem e fiação.

Outro caso, é o apresentado pelo jornal Folha de São Paulo exemplifica outras soluções sustentáveis juntas de tecnologias, dentre elas, temos:

  • Drones;
  • Robôs;
  • Inteligência Artificial;

Existem vários tipos de ações sustentáveis que podem ser aplicadas em diferentes esferas. Pesquise e teste aquelas que se enquadrem dentro da sua realidade e dando certo, passe a frente, para que mais pessoas também possam aprender e juntos mudar o mundo. 

Deixe um comentário