Conheça os App Beacons e entenda como eles podem ajudar no seu negócio

Conheça os App Beacons e entenda como eles podem ajudar no seu negócio

“Beacon” é um aparelho transmissor que identifica e localiza dispositivos próximos via Bluetooth. Esses transmissores alertam um site ou um app sempre que um dispositivo se aproximar da sua localização. O beacon funciona como emissor de sinais, enquanto o smartphone como um receptor.
A tecnologia usada é chamada Bluetooth Low Energy (BLE). Por meio dela, cada beacon emite um sinal intermitente de ondas de rádio, capaz de localizar o smartphone em uma determinada área.
Isso ocorre desde que o celular esteja com o bluetooth ativado e possua o aplicativo do estabelecimento em questão.

Oferta em tempo real

Em um supermercado por exemplo, se o cliente estiver passando por um corredor de hortifruti, a notificação pode envolver uma oferta de fruta. As possibilidades são inúmeras com a personalização da programação.
O BLE tem a vantagem principal de consumir menos energia do dispositivo do que o Bluetooth convencional. Outra característica marcante são as ondas de rádio, que garantem um alcance maior para a comunicação e permitem a penetração em estruturas como o concreto.
Por esse motivo, o BLE é ideal para comunicação em espaços fechados, como shoppings, mercados e hospitais.

Atendimento personalizado

Se, por exemplo, o consumidor comprou shampoo no mês anterior, ao chegar na loja, o aplicativo já sinaliza uma excelente promoção e sugere outros produtos relacionados a higiene.
Esse tipo de atendimento personalizado com base no histórico de relacionamento do cliente com a empresa é uma das vantagens que a tecnologia App Beacon oferece.
Quanto mais exclusivo e personalizado for o atendimento, mais especial o cliente vai se sentir.
Por consequência, maiores são as chances de ele se manter fiel à empresa.

Varejo

Com App Beacons em diversos pontos do estabelecimento, é possível identificar em qual departamento da loja o cliente está. Com isso, identificar em qual setor ou departamento da loja o visitante ficou mais tempo, adaptando as promoções para o interesse do cliente em questão. A partir dessa informação, o aplicativo pode enviar notificações personalizadas para o cliente.

Indústria

Há casos em que mantenedores consertam ou trocam peças das máquinas erradas, dado a semelhança e proximidade entre elas. Um engano que gera retrabalho e aumento de custos.
Os App Beacons podem ajudar muito a evitar esses problemas. Basta fixá-los em equipamentos ou áreas estratégicas da planta e ativar a conexão bluetooth de aparelhos móveis para que possam ser localizados.
É possível fixar App Beacons em crachás ou capacetes de técnicos de manutenção para saber em tempo real onde cada funcionário se encontra e entender a movimentação de toda a equipe.
Em rotas de inspeção, por exemplo, os App Beacons podem desempenhar papel fundamental, registrando (ou não) a passagem do técnico por todos os pontos previstos. Isso eleva os níveis de confiabilidade não só das informações coletadas, como também da planta em geral.

Escolas

Já existem universidades e escolas que utilizam os beacons para montar um sistema de frequência dos alunos. Ao baixar um aplicativo da escola e manter o bluetooth do celular ativado, o App Beacon consegue identificar em qual sala o aluno está e quanto tempo ele ficou no local.
Algumas instituições de ensino já estão inserindo informações como notas e disciplinas no aplicativo, de forma que, além de atestar a frequência, o app ainda funcione como um complemento para o ensino em sala de aula.

Hospitais

A grande vantagem, nesse caso, está no fato de que o beacon consegue substituir a tradicional prancheta com o prontuário do paciente. Assim, cada quarto do hospital que possuir um beacon, permite aos médicos e enfermeiros monitorarem de maneira mais ágil e eficaz a situação de cada paciente, além de trazer vantagens de armazenamento, pois não há risco de o prontuário se extraviar, como pode ocorrer com pranchetas e documentos de papel.

Turismo

Ao se aproximar de um local turístico, o App Beacons pode enviar ao visitante informações em tempo real do local que está visitando, além de curiosidades e dicas sobre aquele ponto turístico.
Em um ponto de ônibus que haja um App Beacon sincronizado com o app do passageiro e traz informações relevantes, como atrasos, locais de embarques, itinerários e estações relacionadas a uma linha específica.

Conclusão

Depois de te mostrar essas diversas possibilidades, talvez você esteja surpreso com o potencial dos App Beacons. Utilizá-lo no dia a dia pode mudar a sua empresa, aos olhos dos clientes e do mercado.
Agora, só depende de você começar a implementar esse sistema no seu negócio.

Deixe um comentário