O que são algoritmos das Redes Sociais e como lidar com as mudanças de forma eficiente

O que são algoritmos das Redes Sociais e como lidar com as mudanças de forma eficiente

19-08-2019

 O que são algoritmos das Redes Sociais e como lidar com as mudanças de forma eficiente

Se sua empresa já está presente nas Redes Sociais, provavelmente você já deve ter percebido que alguns conteúdos geram maior engajamento. Enquanto outros conteúdos similares, podem não apresentar os mesmos resultados. 

Isso acontece porque as Redes Sociais estão em constante evolução, e muitas dessas mudanças estão diretamente relacionadas aos algoritmos utilizados em cada uma delas. Seja no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e entre outras. 

E para que sua empresa possa desenvolver estratégias mais assertivas nas Redes Sociais, é fundamental entender como funcionam os algoritmos. 

Pensando nisso nós elaboramos este conteúdo, onde iremos abordar as principais características dos algoritmos. E também quais ações  sua empresa pode desenvolver, para melhorar os resultados através das Redes Sociais.

 

O que são algoritmos das Redes Sociais ?

Antes da implementação dos algoritmos nas Redes Sociais, os conteúdos eram disponibilizados na timeline por ordem cronológica, ou seja, era possível visualizar do conteúdo mais antigo para conteúdo mais atual. 

No entanto, com o passar dos anos e o aumento em grande escala de pessoas utilizando as Redes Sociais, se tornou cada vez mais inviável manter apenas a ordem de visualizações por horário de postagem. Pois com isso, muitas das publicações mais antigas acabavam não sendo vistas. 

Nesse sentido, foram desenvolvidos  os algoritmos das Redes Sociais. Que são fórmulas inteligentes que tem com o objetivo, priorizar conteúdos de forma mais eficiente para os usuários. 

 

Entenda como os algoritmos das Redes Sociais funcionam

Cada Rede Social utiliza algoritmos diferentes. Que escaneiam e analisam diversos fatores em um conteúdo, como:

  • Engajamento – Interação do público e dos seguidores como número de curtidas, comentários, compartilhamentos;
  • Quem realizou a postagem – Qual a quantidade de seguidores essa pessoa, empresa ou marca tem; 
  • Relevância para aquele determinado usuário –Se o conteúdo está entre os mais pesquisados pelo usuário;  
  • Temporalidade – A quanto tempo o conteúdo foi publicado;
  • Nível de informação da publicação – Informações mais atuais recebem destaque.

Além desses que mencionamos outros inúmeros fatores, são levados em conta pelos algoritmos das redes Sociais antes determinar se ele deve ou não estar presente na timeline de um usuário. E também em qual posição ele deve aparecer, de acordo com a relevância deste conteúdo para cada usuário. 

Nas prática, os algoritmos das Redes Sociais funcionam como uma espécie de editor de um jornal, por exemplo, que revisa os conteúdos, e opta por direcionar os conteúdos  de maior relevância para a página principal do jornal. E deixam os conteúdos de menor interesse em páginas de menos visibilidade.

Quais medidas podem ser adotadas para trazer melhores resultados?  

Como você vem acompanhando ao longo do artigo, o objetivo principal dos algoritmos da Rede Sociais é entregar a melhor experiência de navegação para os usuários através dos conteúdos, que estão cada vez mais direcionados.

Para fazer que sua empresa tenha melhores resultados, é fundamental desenvolver uma estratégia priorize:

  1. A produção de conteúdos de qualidade, sejam eles textos ou vídeos. E que estejam alinhados com a proposta do seu público.
  2. Fique atento às mudanças nos algoritmos, e procure testar novos conteúdos sempre que possível
  3. Procure também dar uma atenção especial, aos detalhes como as artes ou imagens das publicações, escolha das hashtags, a interação com o público
  4. Publique com regularidade, acompanhando os horários de maior engajamento das Redes Sociais da sua empresa
  5. Uma dica eficiente para otimizar o tempo, e ter controle maior das suas publicações o ideal é sempre manter um cronograma de publicações.

Por meio dessas práticas, é possível intensificar os resultados das redes sociais de maneira eficiente. 

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