WhatsApp Business: Como utilizar essa ferramenta no seu negócio?

22052019

Se você acompanha nosso blog, já deve ter percebido que estamos sempre divulgando informações relevantes para impulsionar os resultados da sua empresa. Hoje vamos falar de forma detalhada a respeito do WhatsApp Business, que até bem pouco tempo existia apenas na versão Android. E a partir de março de 2019, passou a contar também com a versão para IOS. Acompanhe!

Entenda mais sobre o WhatsApp corporativo

O WhatsApp, é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no país. E em sua versão corporativa, WhatsApp Business já conta com mais de 50 milhões de downloads.

Por ser gratuito e ter uma interface intuitiva, essa se tornou uma ferramenta importante para pequenos e médios negócios. Com o objetivo de estreitar os laços com os clientes e também otimizar os processos de envios mensagens.

Quais são as principais funcionalidades?

Diferente do aplicativo de uso pessoal, o WhatsApp Business possui um conjunto de funcionalidades que servem para facilitar o contato entre público e a empresa, onde é possível:

  1. Criar um perfil comercial, onde é possível inserir dados como endereço, e-mail, site e horário de atendimento da empresa;
  2. Enviar mensagens automáticas, com boas vindas ou indicando que você está ausente;
  3. Respostas rápidas, onde é possível enviar respostas às perguntas mais frequentes;
  4. As etiquetas permitem organizar os contatos, você pode usá-las como marcadores que indicam, por exemplo, se esse é um novo cliente, se está fazendo um novo pedido entre outras funções;
  5. A partir das métricas, você pode analisar de maneira básica informações sobre envio e recebimento de mensagens.

Como utilizar o WhatsApp para ampliar os negócios?

Antes de mais nada se você ainda não tem, é necessário fazer o download do WhatsApp Business por meio do Google Play ou na App Store. Depois disso basta seguir o passo a passo simples de instalação, inserindo o número do telefone, e digitando logo na sequência o código de segurança. Instalação pronta, o próximo passo é começar a configurar as informações, que já mencionamos no tópico anterior do artigo e prospectar contatos.

Cuidados ao prospectar os contatos

Ao prospectar os telefones de contato através do WhatsApp, é fundamental ter a autorização do pessoa, antes de começar a divulgar o seu conteúdo. Essa é uma medida simples, mas que pode evitar diversos transtornos para o seu negócio. Isso porque o envio de mensagens sem autorização prévia pode ser considerada uma atitude abusiva e ferir o código de defesa do consumidor.

E de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), as empresas que utilizam essa prática, podem ser denunciadas ao próprio WhatsAPP ou ao Procon.

Dicas para tornar o WhatsApp ainda mais produtivo

Veja algumas dicas para tornar o seu WhatsApp Business ainda mais eficiente:

  • Fique atento ao conteúdo que será divulgado: Evite usar uma linguagem muito informal, com gírias, vícios de linguagem, e enviar vídeos e imagens que não tenham relação com sua empresa. Lembre-se que ao fazer contato com os clientes, é fundamental passar profissionalismo.
  • Responda com rapidez : Como mencionamos você pode configurar mensagens instantâneas, para agilizar o atendimento ao cliente. Mas assim que for possível, responda as mensagens com objetivo de atender as demandas do cliente.
  • Observe as estatísticas: Apesar de serem básicas, a partir das métricas é possível visualizar dados como mensagens enviadas, recebidas e lidas e assim, verificar como anda a receptividade com os conteúdos que você tem enviado.

Não deixe de acompanhar os outros conteúdos relevantes para o seu negócio aqui no blog.

Posts Relacionados

Deixe um comentário