0_pR8JgQODGIyJ-cCw

Atualmente com tantos afazeres que realizamos ao longo do dia, é preciso ser multitarefas. Você acorda e já está repleto de atividades para realizar como enfrentar o trânsito, trabalhar, estudar, fazer atividades físicas, estar junto com a família e tantas outras tarefas.

E no fim do dia, é bastante comum se sentir esgotado e até mesmo frustrado por não conseguir “dar conta de tudo”.

Essa é uma realidade vivida por milhões de pessoas ao redor do mundo. E com o passar do tempo, o esgotamento pessoal e o estresse são constantes, e acabam acarretando em dificuldades profissionais e pessoais.

No post de hoje, nós vamos te mostrar como é possível aliviar o estresse da rotina, seguindo algumas dicas práticas. E com isso melhorar a produtividade. Vamos lá?

» Procure estabelecer uma rotina de horários

Definir os horários em que você irá realizar cada atividade é fundamental, para estabelecer uma rotina mais adequada. Como horário para acordar, ir ao trabalho, e outras atividades que precisem ser feitas ao longo do dia. Por meio dessas definições com o passar do tempo, você irá compreender como otimizar melhor os seus horários.

Existem métodos de gerenciamento de tempo que podem te ajudar a manter o foco nas atividades. E um dos mais conhecidos é a técnica Pomodoro.

Como funciona?

● Comece desenvolvendo uma lista de tarefas
● Coloque o cronômetro para despertar a cada 25 minutos
● Escolha uma tarefa inicial
● Mantenha o foco nessa tarefa e evite distrações
● E a cada 25 minutos faça uma pausa de 5 minutos
● A cada 4 ciclos, faça uma pausa de 15 a 30 minutos

» Organização é fundamental para o processo

Outro ponto importante que pode te ajudar a conciliar melhor a rotina, é organização. Imagine se todos os dias você precisar perder meia hora para separar os documentos que precisa utilizar no trabalho.

A organização contribui não só para que você possa achar os objetos de forma mais fácil, ela vai muito além disso. Reduz também o tempo gasto com atividades desnecessárias. Então se você planeja otimizar seu o tempo, comece fazendo uma boa organização.

Existem diversos aplicativos e softwares disponíveis na internet que também podem contribuir com o processo de organização da sua rotina. Como o Google Agenda, ou Trello que é mais voltado para o aspecto de gerenciamento de projetos.

» Divida as tarefas sempre que possível

Tenha em mente que você não precisa fazer tudo sozinho. Além do desgaste físico que isso ocasiona também existe o desgaste emocional, que ocorre pelo acúmulo enorme de tarefas.

Por isso, procure dividir as tarefas que podem ser compartilhadas com os membros da família, com o funcionários, colegas de trabalho ou colegas de estudo. E dessa forma ninguém se sente sobrecarregado e todos contribuem para o equilíbrio familiar e também para o equilíbrio dos outros pontos em sua rotina.

» Não se cobre demais!

Embora seja importante manter uma rotina, há dias em que as tarefas fogem um pouco do que foi planejado. É importante ressaltar que isso é normal, afinal imprevistos fazem parte da rotina de qualquer pessoa.

Pense nisso e procure não se cobrar tanto. Pois manter o equilíbrio, pode reduzir a tensão e o estresse ocasionado por situações que fogem ao controle.

» Reserve um tempo em família

Tão importante quanto estabelecer boas práticas de vida como definir horários, organização e não se cobrar demais, é reservar um tempo em família. E quando você reserva um tempo para aproveitar em família, é possível estreitar os laços familiares. Assim sempre que possível, priorize as atividades em família.

É importante lembrar que o equilíbrio na vida pessoal e profissional contribuem diretamente para aumento na produtividade em seu dia a dia.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco sua opinião.

Deixe um comentário