O que é o marketplace e como ele pode inovar em seu modelo comercial.

Podemos dizer que o Marketplace é como se fosse um shopping virtual. Uma loja online com vários vendedores e diversas ofertas diferentes, onde os clientes podem escolher aquilo que mais os agrada.

Normalmente um marketplace trabalha com um categoria específica de produtos,ou seja, o mesmo tipo de produtos ou serviços.
No mundo do marketing digital, marketplace é um site que reúne diferentes tipos de vendedores de produtos ou serviços, só que todos estão online.
A principal diferença entre um marketplace para uma loja simples virtual é que o primeiro reúne diversos vendedores e o segundo uma empresa única, mesmo que comercializando várias marcas diferentes.
No tradicional e-commerce as informações são de responsabilidades do proprietário do site, já no marketplace o fornecedor é quem fornece os dados cadastrais dos itens e suas condições comerciais ( imagens, preços, descrições, prazo de entrega, etc.)
Os marketplace exibem os produtos dos vendedores, coletam ordens e pagamentos, encaminham pedidos e acompanham a entrega. Quando o fluxo da compra é finalizada, o valor da transição, deduzida a taxa de comissão da venda, estipulada por contrato, é passado ao vendedor.

Entre os principais marketplaces do Brasil estão: Amazon, Mercado Livre, Cissa Magazine Marketplace, Submarino, Walmart, Netshoes Marketplace.

Existem vários tipos de marketplace que podem facilitar o seu negócio:

  • Empresas (B2B – Business to Business);
  • Empresas-Consumidores (B2C – Business to Consumer);
  • Consumidores-Consumidores (C2C – Consumer to Consumer);
  • Empresas-Governo (B2G – Business to Government);
  • Governo-Cidadão (G2C – Government to Citizen).

A maior vantagem do marketplace, é exatamente as vantagens competitivas que ele traz para todos os envolvidos. Seja o lojista, o consumidor ou o operador do marketplace.
Quando pensamos em pequenas empresas, no qual o pequeno comerciantes precisa de fluxo na sua loja virtual, o marketplace fornece respaldo de marketing e publicidade e aumenta o tráfego de potenciais clientes.
Ou seja, aumento da visibilidade dos produtos e menos investimento em marketing para alavancar as vendas.
Para quem é operador do marketplace, esse negócio impulsiona o seu orçamento por meio da comissão recebida pelas vendas.
E o consumidor encontra diferentes produtos de diversos segmentos em um só local e isso agrega valor a compra.

Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários.
Se tiver mais dúvidas e preferir conversar com um analista, mande uma mensagem.

Posts Relacionados

Deixe um comentário