Todos os dias escutamos espantosas histórias envolvendo a equipe de trabalho externa:

Ouvi um caso em particular, que se tratava de um técnico de uma empresa de telefonia.
Mesmo sabendo que eles são proibidos de entrar em uma casa e executar qualquer serviço sem a presença de um morador maior de idade, o técnico entrou quando só estava na residência um adolescente de 16 anos.
Como se não bastasse a transgressão de uma regra bem clara, o técnico desinstalou um aparelho telefônico que ninguém pediu e, para completar a lambança, instalou um pacote de banda larga tradicional quando o cliente já tinha contratado internet de alta velocidade da mesma operadora.
Dor de cabeça para todo mundo e cliente muito insatisfeito. Mas o erro, com certeza, não foi só do funcionário.
Onde estavam os mecanismos regulatórios de qualidade e controle de serviços desta grande operadora naquele momento?
Esse tipo de problema, acredite, não é incomum e, se multiplicarmos pelo número de profissionais que trabalham em campo, sejam técnicos, vendedores, promotores, montadores, motoristas, entregadores, vistoriadores, fiscais, entre outros, já dá para imaginar a batata quente nas mãos das empresas que precisam contar com esse tipo de mão de obra.

Como fazer, então, para evitar ou minimizar falhas?

A resposta, na nossa opinião, é clara e simples: mobilidade corporativa.
Não podemos dizer que gerenciamento de força de trabalho móvel é exatamente um conceito novo, mas os mais recentes aplicativos e os dispositivos móveis cada vez mais robustos e acessíveis desenharam um cenário extremamente propício para aparelhar a mão de obra de campo.
Nunca as empresas tiveram tanto controle e visibilidade das atividades diárias de campo em tempo real em toda a história.
Empresas em todo o mundo estão reassumindo o controle do que acontece fora das quatro paredes.
Funcionários são melhor aproveitados, o tempo de atendimento ao cliente pode cair pela metade, relatórios de visitas são automáticos e online, o cliente tem a segurança de receber o nome e foto do técnico em seu Smartphone antes de autorizar a entrada em sua casa, o técnico não corre o risco de executar o serviço errado porque recebe o planejamento do dia, semana ou mês em seu Smartphone.
Os trabalhos executados são mais assertivos e até a economia é espantosa. E tudo isso somado atende, e bem, às exigências específicas de cada segmento de negócio.
Por meio do conceito de Mobilidade Corporativa, através de aplicativos, os funcionários batem o ponto pelo aplicativo e não precisam se deslocar até a empresa no início e fim do expediente, e ainda é possível saber onde estava quando bateu o ponto.
As ordens de serviço são enviadas via aplicativo e já vão organizadas em uma sequência inteligente e roteirizada de modo a otimizar o tempo e melhorar o atendimento ao cliente. E com um bom de planejamento das atividades, conseguem otimizar mão de obra, e normalmente sobram – e não faltam – funcionários. Já falamos aqui sobre como a automação de processos pode ajudar em seu negócio.

Com certeza, é bom para as empresas. Mas, e para o colaborador?


Também, pois ele não precisará mais fazer relatórios. Tudo é preenchido automaticamente e põe fim ao retrabalho.
Não precisa mais perder horas no trânsito indo até a empresa, pois tudo que precisa estará na palma da mão, em seu dispositivo móvel, o que melhorará sua qualidade de vida. Tem mais liberdade, sem que isso gere na empresa a desconfiança de que o funcionário ficou assistindo Sessão da Tarde.
Também é fundamental que o aplicativo em questão não onere seus custos na área de TI –  já que temos tantos itens a investir: ERP, website, rede sociais, CRM, etc. O app precisa ser intuitivo, amigável, interativo, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, em qualquer nível hierárquico, desde entregadores, recepcionistas, porteiros até gerentes e diretores.

O quanto ao futuro da Mobilidade corporativa?

Para nós é muito claro que o futuro da mobilidade corporativa é a integração com IoT ou Internet das Coisas.
Isso aumentará exponencialmente as possibilidades de controle e automação. Mas enquanto isso está em seu estágio inicial, as tecnologias atuais já trazem benefícios suficientes, e a um custo realmente acessível, para que as empresas abandonem o modelo arcaico baseado em formulários – que tem tantas falhas e por isso mesmo passíveis de fraudes – ou até migrem de tecnologias de primeira geração para as mais modernas.
Os resultados são incontestáveis: Além de redução de custo, melhoria da produtividade e maior controle, as empresas terão um retorno que não tem preço: maior fidelidade da clientela, mudança de patamar profissional e de qualidade em seu time e sua reputação preservada.

Tá esperando o quê?
Faça contato conosco, solicite um diagnóstico para iniciar seu projeto de mobilidade.
Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

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