Conheça 9 erros que as empresas cometem no atendimento ao cliente e descubra se pode estar impactando o seu negócio.

O atendimento ao cliente é extremamente importante para o sucesso de qualquer empresa.
Ele pode garantir a satisfação ou insatisfação do consumidor, que é um fator que infere diretamente no rendimento do seu negócio.

Conheça mais sobre esse novo tipo de consumidor que interfere diretamente no sucesso da sua empresa aqui

É de grande importância conhecer alguns dos maiores erros de atendimento ao cliente, para garantir melhores resultados, evitando e corrigindo-os antes mesmo que aconteçam.

1 – Não dar ouvidos às opiniões dos clientes

Parece cliché, mas na grande na maioria das vezes o cliente tem razão. Inferir o que o cliente espera da sua empresa ao invés de ouvir sua opinião é um grande erro.
É preciso estar sempre atento às opiniões e desejos dos seus clientes, implementando a “escuta ativa” em todas as áreas do seu negócio.
Você pode criar plataformas que realmente estimulem seus atendentes a ouvir os clientes, aderindo aquilo que for plausível e viável.
Ouvir o seu público é a melhor forma de conhecer o perfil do seu cliente.

2 – Não conhecer o perfil do seus clientes

Uma grande vantagem de ouvir seu cliente é conhecê-lo melhor. Uma empresa está muito mais bem preparada quando traça estratégias que dialogam com o perfil do seu público alvo.
Não basta saber o nome do seu cliente e quais são seus produtos de maior interesse.
Existem várias informações que podem melhorar o serviço que sua empresa oferece. Quais outros itens seu cliente consome?
Ele tem família? Ele compra produtos da concorrência? Se sim, quais produtos? Ele interage com marcas por meio das redes sociais?
Todas essas informações podem te ajudar a entender melhor as necessidades dos seu clientes e a conquistar novos consumidores que tenham o mesmo perfil.

3 – Não ser proativo

Muitas empresas adotam uma medida reativa diante da qualidade de seus produtos e do atendimento prestado. Ao invés de solucionar problemas acabam por rebater com argumentos, que tendem a justificar maus serviços, quando recebem uma crítica ou uma reclamação.
É essencial ter um tempo para analisar as críticas e queixas dos seus clientes e buscar solucioná-las antes que elas se tornem um problema vital para o seu negócio.

4 – Dificultar a solução de problemas

Toda empresa deve oferecer um serviço que facilite, ao máximo, a vida do seu cliente. Seja na forma de pagamento, acesso a informações, canal de reclamações, troca de produtos, tudo isso deve funcionar da melhor maneira para garantir praticidade para seu cliente.

Você pode conferir aqui algumas ferramentas que podem facilitar o seu trabalho.

Tudo precisa ser simples e de fácil acesso. Uma dica é investir em sistemas intuitivos do serviço prestado.
Conversar com o cliente e ouvir sua opinião é sempre a melhor opção, mas ainda existem mecanismos automatizados para entender o comportamento do seu consumidor.

5 – Não dar aos clientes o que eles esperam

Os clientes esperam por soluções rápidas e eficientes para os seus problemas. E garantir isso ao seu cliente, não só garante um consumidor feliz como ajuda a conquistar novos potenciais consumidores. Todos gostamos de ser ouvidos e é importante que o cliente saiba disso.
Certifique-se sempre que seus funcionários tenham um bom relacionamento com seus clientes e que levem suas reclamações e elogios à coordenação da empresa. Nunca prometa aquilo que não pode cumprir e nunca deixe seu cliente sem uma resposta para suas indagações.

6 – Não fazer o pós venda

O seu trabalho não termina quando seu cliente sai da sua empresa com seu produto em mãos. É por meio do pós-venda que você irá garantir que o cliente volte a adquirir seus produtos e a trazer novos consumidores para seu negócio.
Fazer um cliente voltar a sua loja é muito mais viável que investir em publicidade para conquistar um novo cliente.
Procurar o cliente após um tempo é essencial para saber se a satisfação se manteve com o uso do produto, corrigir possíveis erros e estreitar laços entre empresa e consumidor. Você pode ainda oferecer vantagens e descontos para clientes regulares.

7 – Não valorizar os funcionários de atendimento ao cliente

Esses são os membros da sua empresa que estarão em contato direto com as opiniões dos seus clientes. É necessário que eles estejam bem preparados para lidar tanto com os elogios quanto com as críticas.
Treinamentos são essenciais para que seus funcionários saibam executar bem essa função dando aos clientes o retorno correto e repassar para a diretoria todas as informações.
É também importante que esses funcionários sejam valorizados e estejam satisfeitos com sua função dentro da empresa, através de reconhecimento, salários justos e chance de crescimento.

8 – Não recuperar clientes insatisfeitos

Um cliente que sai insatisfeito da sua empresa não só não retornará como também fará com que muitos conhecidos não usem do seu serviço. Ouvir a opinião do cliente insatisfeito e oferecer a ele uma solução para o seu problema juntamente com alguns bônus e vantagens, podem recuperar esse cliente e conquistar novos, sem a necessidade de um grande investimento em conquistar novos consumidores .

9 – Não solucionar o problema do cliente

É necessário ser prático e rápido, e mostrar conhecimento pelo seu serviço e respeito pelo consumidor. Quando um problema surge é importante concerta-lo rapidamente antes que ele se torne uma total insatisfação.
O cliente já teve o trabalho de te procurar para relatar seu problema diante do serviço prestado pela sua empresa.  
É essencial cumprir com o prometido e facilitar a solução do problema sem o abuso de burocracias.
Você deve apresentar uma solução o mais rápido possível, sem criar muitos empecilhos que dificultem a solução do problema.

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