Não é a primeira vez que falamos por aqui como a tecnologia e seus recursos tem conquistado espaço atualmente em várias áreas das nossas vidas e principalmente na melhoria do funcionamento das empresas, não é mesmo? Por isso no post de hoje vamos falar um pouquinho sobre Mobile Learning e seu uso em treinamentos corporativos.
O conceito de Mobile Learning pode ser traduzido como “aprendizagem móvel ou integração das tecnologias móveis no conceito educativo”. Ou seja, utilizar o smartphone, tablet ou laptop na aprendizagem. Mas como isso pode trazer melhorias para as empresas?
Cada vez mais as empresas estão utilizando desse recurso para criar cursos e treinamentos. Esta é uma forma de reduzir o tempo reservado apenas para o aprendizado e treinamento, permitindo também a atualização mais rápida de conteúdos, em relação aos métodos mais tradicionais de treinamento, o que dá maior qualificação aos serviços prestados e também facilita o acesso aos treinamentos, permitindo que os colaboradores tenham mais liberdade de aprender como desejarem.
Os e-learning, como são chamados os treinamentos online, é o mais moderno suporte que pode ser utilizado para uma experiência de treinamento de equipes e apresenta inúmeros benefícios para as empresas que o utilizam. O foco é auxiliar empresas na criação de treinamentos personalizados e 100% móveis para possibilitar que os colaboradores dessas empresas tenham acesso às informações na hora e no local que necessitam, por meio de recursos que incentivam o autodesenvolvimento.
Os treinamentos corporativos tradicionais não contemplam todos os estilos de aprendizagem; isso pode fazer com que alguns colaboradores deixem de se envolver em um primeiro momento. Um sólido plano de aprendizagem móvel apresenta o conteúdo em inúmeros estilos, como vídeo, texto, imagem etc. Além da possibilidade de se utilizar conceitos de ensino adaptativo, ou seja, o conteúdo e a forma podem se adequar a cada um dos usuários.
Um dos maiores benefícios do Mobile Learning no trabalho é a sua conveniência, dando aos seus colaboradores acesso ao treinamento literalmente em qualquer momento do dia e em qualquer lugar. Em vez de gastar o tempo livre de forma ociosa ou simplesmente navegando na internet, os seus colaboradores passam a ter acesso a pequenos blocos de informação e, com isso, podem aprender durante momentos que seriam improdutivos.

E qual o custo de toda essa tecnologia? É viável para sua empresa a contratação desse serviço?

Para empregar Mobile Learning à sua empresa não é necessário fazer um investimento demasiado alto. O custo para se produzir um curso seguindo a lógica do micro-learning tende a ser mais baixo do que o tradicional, e pode ser feito em etapas. O aplicativo também deve possibilitar a inclusão de novos conteúdos e pode ser atualizada de forma rápida e prática. Assim que uma atualização for realizada, ela pode ser enviada diretamente para o dispositivo do usuário, sendo disponibilizada imediatamente. Além disso, este suporte apresenta facilidade de manutenção e tem pouca necessidade de suporte técnico.
O e-learning deve ser um aliado e não um peso para a sua empresa. É preciso que o app seja interessante de usar, para garantir o interesse dos usuários. Já que o colaborador não estará necessariamente dentro da empresa enquanto utiliza o recurso, o ideal é criar conteúdos curtos ou divididos em capítulos para evitar possíveis distrações.
Também é interessante atentar para outros fatores como: estamos trabalhando com uma pequena tela de um aparelho que nem sempre está conectado com a Internet. Seu app salva os dados para o usuário continuar depois o seu curso? Se ele trocar de aparelho, conseguirá baixar seus dados para continuar de onde parou? A empresa consegue fazer o acompanhamento pelo sistema para verificar o desempenho desse colaborador?
Todas essas questões devem ser levadas em consideração para se ter certeza se o uso do Mobile Learning será um bom investimento para a sua empresa. Mas uma coisa podemos afirmar, se o uso desse recurso for compatível com as necessidades e especificações da sua empresa, a contratação desse serviço vai sem dúvida ser um aliado no crescimento e melhoria do serviço oferecido, tanto aos consumidores quanto aos colaboradores.

Quer saber quanto custaria um desenvolvimento desse para sua empresa?
Confira a nossa calculadora de custos clicando aqui!

Deixe um comentário