O vertiginoso crescimento nas vendas de smartphones e a falta de tempo dos executivos para estar presentes full time nos escritórios fizeram com que o acesso a e-mails via dispositivos móveis crescesse de forma significativa. Por conta disso, a preocupação em criar campanhas que se encaixem neste formato deve ser levada em consideração.

Para que uma campanha de mobile e-mail marketing obtenha a assertividade desejada, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração:

Remetente e Título: são dois itens primordiais, que podem levar ou não um e-mail a ser aberto no smartphone. Para aumentar a taxa de mensagens lidas e gerar credibilidade, é interessante não usar o e-mail geral da empresa, e sim criar um e-mail só para o envio das campanhas. Ao se tratar de títulos, uma boa estratégia é utilizar no máximo 15 caracteres, garantindo que o cabeçalho seja lido no telefone. Caso não exista possibilidade de diminuí-lo, utilize logo no início palavras-chave que possam indicar sobre o que o e-mail trata.

Tamanho e Formato: o ideal é que as mensagens sejam enviadas no formato de texto, para que possam ser lidas em qualquer telefone. Uma boa dica para acertar na campanha é avaliar quais tipos de telefones mais acessam os e-mails marketing, através da estratégia de tráfego. O tamanho das letras também influencia na leitura, portanto é importante pensar que o material será lido em diversos smartphones diferentes e optar por um tamanho que mantenha a leitura em qualquer aparelho.

Imagens: assim como as letras, o uso da imagem deve ser pensado para ser dimensionado em qualquer aparelho, por isso é importante que ela seja redimensionável e adequada a todos os dispositivos, sem ficar com a aparência desfigurada.

Conteúdo: o smartphone costuma receber as mensagens automaticamente, tornando difícil prever onde o usuário vai estar em determinado momento. Por isso, é importante atentar para o horário de envio e, é claro, para a relevância do conteúdo a ser enviado ao leitor. É importante também produzir mensagens curtas, pois os usuários não costumam fazer scroll nos telefones.

Layout: Para garantir que a mensagem seja aberta, é imprescindível atentar para a largura, que não deve ultrapassar 600 pixels. Se o formato for muito grande ou possuir itens pesados, é bem provável que a taxa de leitura caia bastante.

Posts Relacionados

Deixe um comentário